Correio de Carajás

Moradores bloqueiam ruas por falta de energia em Parauapebas

Os protestos aconteceram no bairro Maranhão 2 e Primavera

As consequências dos últimos temporais em Parauapebas culminaram em dois protestos diferentes no final da tarde e noite deste sábado (17). Moradores dos bairros Primavera e Maranhão 2 fecharam ruas e colocaram fogo em pneus a fim de chamarem a atenção das autoridades para a falta de energia desde a quarta (14). A situação só foi resolvida mediante pressão dos populares.

O primeiro ato ocorreu no final da tarde na rua A do bairro Primavera e contou com dezenas de moradores que fizeram bastante barulho, gritando pelo retorno da energia. Não demorou muito para policiais militares intervirem e tentarem dialogar com o intuito de controlar a situação. O Corpo de Bombeiros também esteve no local e apagou as chamas da barreira improvisada.

Horas depois, um novo protesto foi iniciado pela mesma razão, dessa vez na Rua 16, no bairro Maranhão. O ato também contou com uma barreira em chamas e vários gritos de revolta dos populares.

Leia mais:

Desde a última chuva, que causou verdadeiros estragos na cidade, as casas dos bairros não tinham acesso à energia. Segundo Valdir Alves da Costa, morador do Maranhão 2, funcionários da Equatorial chegaram a ir até o local na sexta-feira (16), mas alegaram que não havia suporte para solucionar o problema, e foram embora.

Valdir, que é morador do bairro Maranhão 2, falou em nome dos outros populares que protestavam também

O sentimento de revolta tomou conta dos populares que, sem o funcionamento de eletrodomésticos como geladeira, perderam alimentos que precisavam ser refrigerados e tiveram que jogar fora: “Tanta política acontecendo na cidade e nós somos esquecidos, deixados de lado”, levantou Valdir.

O homem, que falava que em nome dos outros protestantes, afirmou que os pneus só foram queimados porque se sentiram desrespeitados. Para ele, é um absurdo que precisem cobrar o básico, como energia. As críticas se estenderam também à companhia de energia que, após pressão por parte dos populares, enviou funcionários que reinstauraram a energia das casas rapidamente.

Em nota, a empresa de energia comunicou: “A Equatorial Pará informa que não está medindo esforços para normalizar o fornecimento de energia em Parauapebas, inclusive já mobilizou diversas equipes extras que trabalham para recompor o sistema ainda hoje.
Por conta da quebra de postes e quedas de árvores na fiação elétrica, causados por vendaval na última sexta-feira, 16, alguns bairros da cidade foram prejudicados com a falta de energia.
A equatorial Pará reforça que toda falta de energia deve ser registrada nos canais de atendimento que estão disponíveis 24h, por meio do 0800 091 01 96, pela assistente virtual Clara, via WhatsApp no número (91) 32718200, pelo site www.equatorialenergia.com.br e ainda pelo App Equatorial Energia, disponível para dispositivo Android e IOS. (Thays Araujo – com informações de Ronaldo Modesto)