Correio de Carajás

PM e ex-servidor são inocentados em júri

Ambos respondiam por um homicídio ocorrido em 2016, mas finalmente foram inocentados. O julgamento foi realizado em Belém, devido à grande repercussão.

Advogados e clientes (devidamente absolvidos) resultado do júri popular/ Foto: Divulgação

O sargento da Polícia Militar Francisco Silva dos Santos e o ex-servidor da Prefeitura de Itupiranga, Elvis Fernandes da Silva foram absolvidos de crimes ocorridos em Itupiranga, a 40 km de Marabá. O júri que os inocentou foi presidido pelo juiz Edmar Silva Pereira e realizado esta semana no Fórum Criminal Desembargador Romão Amoedo Neto, em Belém.

Ambos eram acusados de envolvimento no assassinato de André Ferreira Marinho, o Andrezinho, que seria traficante e foi morto a tiros em 2016. Os criminalistas Arnaldo Ramos e Wandergleisson Fernandes fizeram a defesa dos réus.

Experientes e munidos de provas, os advogados deixaram claro para os jurados que não havia provas suficientes para a condenação do militar e do ex-servidor da prefeitura.

Leia mais:

Por isso, o conselho de sentença reconheceu pela negativa de autoria, segundo informou Arnaldo Ramos, que atuou na defesa junto com Wandergleisson Fernandes.

Algo em torno de sete testemunhas foram ouvidas. A maioria informou que os acusados estavam em locais diversos do crime, assim como informaram que não tinham nada contra os acusados.

O próprio Ministério Público, por meio do promotor Rui Barbosa, reconheceu a fragilidade do processo e, por isso, ele mesmo não poderia manter a acusação.

Outro caso

Sargento F. Santos e Elvis já tinham sido inocentados de outro caso: o homicídio do conselheiro tutelar Wagner Rondinele Salomão Maracaípe, igualmente executado a tiros, em 17 de janeiro de 2017, também na cidade de Itupiranga. Esse crime gerou grande comoção e repercussão e nada menos de sete pessoas chegaram a ser presas.

(Chagas Filho)