Mudança
Um dos eventos esportivos mais esperados por maratonistas da cidade é a Corrida do Aço, que este ano ocorrerá em 25 de setembro. Já é sabido que a organização alterou a marca de 7 km. A competição agora se dará com as marcas de 5 km e 10 km, mais a opção de caminhada, que terá 3 km. Isso envolverá mudança no trajeto tradicional, inclusive. Mas a corrida ainda deve permanecer na Marabá Pioneira, como de costume.
Internet no Pará
Leia mais:Segundo a pesquisa, no decorrer dos anos, o aumento de domicílios com acesso à internet no estado do Pará foi significativo, passando pelas porcentagens de 61,4% em 2016; 67,4% em 2017; 70,3% em 2018; 74,4% em 2019, até atingir 82,8% em 2021, não incluindo dados de 2020 devido à pandemia.
Residências
Trazendo esse dado para a quantidade de domicílios, cerca de 2,1 milhões de casas paraenses possuíam acesso à internet em suas residências em 2021, em comparação com aproximadamente 1,8 milhão em 2019.
Presidenciável
A vinda do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo Partido Liberal (PL), ao Pará foi confirmada nesta semana pela própria equipe do Comitê de Campanha do candidato, que cumprirá uma extensa agenda política na capital Belém e em Santarém, oeste paraense. Foram revelados detalhes da agenda: pela manhã de 22 de setembro, ao desembarcar na Base Aérea de Belém, Bolsonaro deverá ser recebido por correligionários e simpatizantes.
Presidenciável II
Uma motocarreata está prevista para acontecer com saída do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, percorrendo a avenida Pedro Álvares Cabral em direção à avenida Visconde de Souza Franco (Doca), onde será realizado um ato político-eleitoral. Bolsonaro será o quarto candidato à Presidência a visitar o estado do Pará em menos de um mês. Há duas semanas, os também candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) estiveram na cidade em cumprimento de agenda. Já Ciro Gomes esteve na capital nesta sexta (16).
Linha da pobreza
O Brasil possui 62,9 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza, ou 29,6% da população em 2021. Antes da pandemia, eram 52 milhões de pessoas na pobreza, ou 26% da população. Desde a pandemia, uma população equivalente a toda a população de Portugal entrou na pobreza no Brasil, com renda domiciliar per capita menor que R$ 497 mensais (ou $5,50 dólares por dia).
Linha da pobreza II
O estado com maior percentual de pobres é o Maranhão, com 57,9%. No Amazonas (51,4%), em Alagoas (50,3%) e em Pernambuco (50,3%) também mais da metade da população vive na pobreza. A parcela da população em extrema pobreza no país é hoje de 23 milhões de brasileiros, ou 10,8% da população, versus 6,6% da população vivendo com menos de R$6 em 2019, antes da pandemia. A parcela da população vivendo na pobreza no Brasil caiu significativamente entre 1980 e 2010, mas vem crescendo desde então.
Indígenas
Representantes, funcionários e familiares de pessoas que trabalham para o Instituto Kabu denunciam que estão sofrendo ameaças de garimpeiros no Pará. A ONG, que tem sede no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, cobra providências das autoridades policiais. No último dia 12 uma pessoa de casaco e cabeça coberta deixou uma carta sem autoria no portão do Instituto. A carta responsabilizava a ONG pelas operações de repressão a garimpos ilegais em Novo Progresso e em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira. Escrita à mão, a carta dá um prazo de 10 dias para que o Instituto Kabu feche as portas.
Jogos
Marabá vai sediar a etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2022) e a solenidade de abertura do evento ocorrerá neste domingo, dia 18, às 17h30, no Estádio Zinho Oliveira. O IFPA é a instituição anfitriã.
Colisão
A área urbana do município de Tailândia ficou sem energia na madrugada de ontem e parte da manhã depois que um caminhão colidiu com um poste à margem da PA-150, e literalmente derrubou a rede. Sobre o motorista envolvido, foi socorrido e não corria risco de morte.
Eleições
Os dois principais candidatos ao governo do Pará mediram forças em Marabá no meio da semana, com caminhadas junto a seus apoiadores. Primeiro Zequinha Marinho (PL) na quarta-feira, no complexo Cidade Nova e, no dia seguinte, Helder Barbalho (MDB). Com muito mais apoiadores, entre partidos e candidatos a deputado, o emedebista conseguiu fazer mais barulho e foi bem recebido pelos moradores da Marabá Pioneira.