Maria Elitelma Cordeiro de Matos, 57 anos, conquistou no último domingo, 11, o título de campeã brasileira de triathlon na categoria de 55 a 59 anos.
A atleta participou do Campeonato Brasileiro de Triathlon Sprint, realizado em Maceió (AL), e conseguiu uma vaga para disputar o Campeonato Mundial em Hamburgo, na Alemanha, ainda sem data definida.
“Foi a realização de um sonho que eu vinha buscando há um ano. Treinando ‘sozinha’ nas madrugadas, longe do convívio familiar em alguns momentos e tendo que conciliar com o trabalho”, relembra, emocionada.
Leia mais:A trajetória no esporte começou em 2018. Ela conta que participou de provas regionais e nacionais que qualquer atleta amador pode se inscrever, sem precisar de uma comprovação de ranking ou pontuação.
“Tinha um objetivo de participar de um campeonato brasileiro e para isso precisava me filiar a uma federação de triathlon. E no Pará ainda não tem uma federação ativa. Então, escolhi a federação baiana porque já conheço a história do esporte por lá e me senti muito acolhida”, explica Elitelma.
Federada desde 2021, a atleta participou de provas do campeonato baiano para pontuar e, assim, garantir vaga para o nacional. “Eu fui vencedora do campeonato baiano”, relembra.
Elitelma participa da modalidade sprint, que são 750 metros de natação, 20 quilômetros de bicicleta e 5 quilômetros de corrida.
Sobre a expectativa para o Campeonato Mundial ela já sabe o que quer. “Melhorar minha natação e tentar ficar entre as 20 melhores atletas do mundo, e quem sabe o top 10, o que seria a glória”. (Ana Mangas)