É falsa e exagerada a afirmação feita pelo candidato a governador do Tocantins, Paulo Mourão (PT), a respeito das taxas de desemprego, em O Voto na Record 2022, debate entre os candidatos ao governo do estado Segundo ele, o Tocantins possui uma das maiores taxas de desemprego, mas a colocação está incorreta.
Conteúdo investigado: Afirmações candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) em debate entre os candidatos a governador do estado do Tocantins, intitulado O Voto na Record 2022, da emissora.
Onde foi publicado: Transmitido na televisão pelo canal Tv Jovem Record e publicado no Youtube e nas redes sociais Instagram e Facebook, da mesma estação.
Leia mais:Conclusão do Correio Apura: É falso que o Tocantins possui uma das maiores taxas de desemprego do país, como afirma Paulo Mourão. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 12 de agosto deste ano, a taxa de desemprego do Tocantins é de 5,5%, considerado o quarto estado com a menor taxa.
As maiores taxas do país foram da Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%), e as menores, de Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%), seguidos do Tocantins. Além disso, o maior recuo no número de desempregados do 1º para o 2º trimestre foi justamente do estado, cuja taxa de desemprego caiu de 9,3% para 5,5%.
Alcance da publicação: No Youtube, a transmissão ao vivo teve 14.537 visualizações e 465 curtidas. No Facebook, a publicação teve 466 visualizações, 73 compartilhamentos e 53 comentários.
O que diz o autor da publicação: Até o momento da publicação não havia respondido
Como verificamos: Assistimos ao debate dos candidatos e analisamos as falas de Paulo Mourão. Diante das afirmações, verificamos os dados fornecidos pelo IBGE sobre desemprego no 2º trimestre de 2022, que através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua monitora a força de trabalho no país.
A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.
Por que investigamos: O CorreioApura checa conteúdos suspeitos de desinformação no âmbito das Eleições Estaduais no Tocantins e no Maranhão e que têm viralizado nas redes sociais. Envie conteúdo suspeito para o nosso WhatsApp (94) 99212-4484