Na próxima sexta-feira, 16, será realizada mais uma etapa da programação eleitoral de 2022. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) fará, em todo o Estado, a cerimônia pública de geração de mídia das urnas eletrônicas. Na ocasião, estarão presentes representantes de órgãos públicos e de partidos políticos. Em Marabá, o evento será no Cartório Eleitoral, localizado na Folha 16, Quadra 36, Lote 10, na Nova Marabá, a partir das 9 horas.
Como as urnas não possuem nenhum tipo de conexão de rede (internet, wifi ou bluetooth), os dados dos partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, pessoas candidatas, entre outros, são gravados em um flash card. Em seguida essas informações serão inseridas nas urnas eletrônicas de cada seção das zonas eleitorais.
Candidatos, fiscais e delegados dos partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil foram convidados a participarem da cerimônia através de edital publicado no último 17 de agosto. Além desses representantes, o convite é aberto para todos aqueles que desejarem participar.
Leia mais:O ato permite que, posteriormente, os interessados verifiquem se o sistema gravado nas mídias é o mesmo que teve os códigos-fonte abertos, compilados, assinados, lacrados e que possuem cópia armazenada na sala-cofre do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
TIPOS DE MÍDIA
Três tipos de mídia são gerados pelos flash cards: carga, votação e contingência. A mídia de carga é a responsável por injetar na urna as instruções de funcionamento, mas não a acompanha. A de votação permanece instalada na máquina e registra todas as operações realizadas durante a votação. Já a mídia de contingencia serve para dar carga em uma nova urna, caso seja preciso substituir alguma que apresentou defeito. (Luciana Araújo)