Correio de Carajás

Repórter Correio

Forma Pará

Neste domingo (11), mais de 11.400 estudantes farão a prova do Processo Seletivo Especial (PSE) do Forma Pará. O certame visa preencher 1.790 vagas de graduação em 35 municípios do estado. O PSE oferece vagas em cursos que serão executados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); e pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Forma Pará II

Leia mais:

O curso mais procurado foi Medicina Veterinária, em Parauapebas, com 1.949 inscritos, seguido de Engenharia Civil, em Juruti, com 785, e Agronomia, em Dom Eliseu, com 725 candidatos. Todo o certame é organizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). O Programa é desenvolvido, desde 2019, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) presentes no estado e as prefeituras municipais. O objetivo é reduzir o déficit da oferta de cursos superiores no Pará.

A prova

A prova ocorrerá das 9h às 13h. O certame será constituído de uma prova objetiva e uma redação. A prova objetiva terá cinco questões, com quatro alternativas, das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 8h e fechados às 9h (horário oficial do estado do Pará). Será obrigatório o uso de máscara.

Piso da Enfermagem

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou ontem (9) por confirmar sua decisão liminar (provisória) que suspendeu a lei que criou o piso nacional da enfermagem. O caso começou a ser julgado no plenário virtual do Supremo nesta sexta-feira (9), em sessão marcada para durar até 16 de setembro. Até o momento, Barroso, que é o relator do tema, foi o único a votar. No voto, Barroso voltou a afirmar que há risco de insolvência pelos estados e municípios, que empregam a grande maioria dos enfermeiros do serviço público. O ministro também justificou a decisão com o risco de demissões em massa e de redução de leitos com o encolhimento do quadro de enfermeiros e técnicos.

Automotivo

A produção de veículos aumentou 8,7% em agosto na comparação com julho, ao alcançar 238 mil unidades ante 219 mil do mês anterior. Na comparação com agosto do ano passado, a expansão foi de 43,9%. No acumulado do ano a produção chegou a 1.478,6 mil unidades, 4,7% a mais do que o registrado no mesmo período de 2021. Os dados foram divulgados ontem (9), em São Paulo, pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Território paraense

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) anunciou que está entrando com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para assegurar ao Governo do Pará a gestão do patrimônio das ilhas localizadas em território paraense e que não estão situadas na faixa de fronteira com outros países. A medida quer garantir a implementação de políticas públicas de ocupação de solo, regularização fundiária e demais iniciativas necessárias ao desenvolvimento das respectivas áreas.

Coroação

Apesar de ter assumido o trono britânico imediatamente após a morte da rainha Elisabeth II, o novo rei, Charles III, levará pelo menos alguns meses para ser coroado. A cerimônia de coroação, a ser realizada na Abadia de Westminster, exige um tempo de preparação que pode ir de meses a anos. A rainha Elisabeth II só foi coroada em junho de 1953, um ano e meio após assumir o trono, em fevereiro de 1952. Por tratar-se de um evento de Estado, custeado pelo governo britânico, a coroação envolve convite a líderes estrangeiros, principalmente dos países do Commonwealth, associação de 56 países dos quais quase todos faziam parte do Império Britânico.

Antigo reino

O rei Charles III será o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534. Antes de ler o juramento, o novo rei será ungido com óleos aromáticos, em uma cerimônia que envolve músicas e leituras.

Pente-fino

O Auxílio Brasil passará um pente-fino nas informações do CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal), e os beneficiários com dados divergentes poderão ter o pagamento cancelado. O Ministério da Cidadania publicou uma instrução normativa que define os procedimentos para o processo, chamado de focalização. A partir deste mês, três novos públicos terão os cadastros analisados. A medida prevê a verificação periódica das informações das famílias para definir a permanência no programa.