Uma força tarefa que uniu Polícia Federal, Força Aérea Brasileira, Força Nacional de Segurança Pública, Ibama, Funai e Ministério Público Federal, resultou na retirada de 53 garimpeiros da Terra Indígena (TI) Baú. A área pertence ao município de Altamira e os órgãos envolvidos na ação integram o programa Guardiões do Bioma.
A operação foi realizada no último final de semana e foi realizada aos poucos, devido as dificuldades de acesso ao local onde os garimpeiros estavam. Entre homens e mulheres, 18 pessoas foram evacuadas no sábado (27) e 35 no domingo (28).
Leia mais:Para colaborarem com as investigações, os invasores foram levados para a Delegacia da Polícia Federal em Altamira, a fim de prestarem depoimentos sobre o contexto que os levou a Terra Indígena Baú. Um inquérito foi aberto, mas ninguém foi preso.
Ao todo os garimpeiros permaneceram apenas sete dias na TI e logo tiveram seu trabalho interrompido, por isso nenhum ouro foi apreendido durante a ação. (Luciana Araújo, com informações da Ascom/PF)