Somente no meio da tarde de ontem (22) foi que a Equatorial admitiu que os efeitos do incêndio num dos seus transformadores causou interrupções de energia em outros cinco municípios da região, além de Marabá. O incêndio teria começado por volta das 12h40, na Subestação Marabá, que fica na Folha 19. É a principal de Marabá e o efeito imediato do problema foi a queda de energia na rede, que atingiu quase todos os bairros da cidade. Também se estendeu pelos municípios de Itupiranga, Eldorado do Carajás, São João do Araguaia e Piçarra.
Rapidamente as imagens de uma densa coluna de fumaça preta no céu, acima da subestação, correram a internet, em grupos de Whatsapp ou postagens, com pessoas assustadas com o que poderia estar acontecendo. A primeira equipe do Corpo de Bombeiros só chegou bem depois, por volta das 13h40 e passou a combater o fogo com jatos de água, a partir do caminhão tanque.
A Reportagem do CORREIO esteve presente no local e fez imagens exclusivas do incidente. Em um dos registros é possível perceber labaredas em um dos transformadores da subestação, enquanto os bombeiros realizavam o resfriamento do local.
Leia mais:Funcionários da concessionária de energia elétrica observavam de longe a aguardavam o resultado do trabalho dos bombeiros. O rescaldo do fogo demandou pelo menos 40 minutos, até que a situação fosse considerada sob controle. A energia começou a ser restabelecida gradualmente a partir das 14 horas, segundo relatos de usuários do sistema por toda a cidade. Mas ao longo da tarde, em pelo menos quatro oportunidades, novos picos de energia e blecautes de alguns minutos.
Ontem no final da tarde, equipe do portal Correio de Carajás encontrou as equipes da Equatorial desenrolando fiação no asfalto, a qual possivelmente seria usada para substituir as dos postes que passam logo em frente à sede da empresa na Folha 19. Para isso, todo um trecho da via pública, ao lado da pista de caminhada, foi interditada.
Nota
O trecho final da última nota pública enviada pela concessionária ontem dizia: “A distribuidora acrescenta que suas equipes técnicas estão atuando, sem medir esforços, para normalizar todo o circuito o mais rápido possível. As causas do ocorrido seguem sendo apuradas. A Equatorial Pará pede desculpas pelos transtornos e orienta que caso algum cliente esteja sem o serviço que informe à empresa por meio de um dos canais de atendimento: 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br, ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200”. (Da Redação)