O Seminário Municipal da Primeira Infância e do Aleitamento Materno, em Marabá, acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac). O evento faz parte do calendário de atividades programado pela Prefeitura, em parceria com outras entidades, bem como, a Rede de Proteção a Crianças, que, no mês de agosto, cumpre agenda pautada em ações em prol da infância.
“Dia 31, a gente vai fechar essa programação com esse seminário que visa trazer nesse momento, a discussão da importância do desenvolvimento infantil, na sua integridade e totalidade. Como esses benefícios trazem uma vida futura melhor para estes futuros cidadãos, que são as nossas crianças”, enfatiza Luiz Silva, diretor técnico da Seaspac.
No mês da infância, as programações em Marabá iniciaram no dia 08, na câmara de vereadores, na abertura do Agosto Dourado, com uma ação voltada aos profissionais da Atenção Básica, promovida pela SMS. Dia 11, foi a vez dos enfermeiros da rede municipal e os visitadores do Programa Criança Feliz se reunirem com a pauta do aleitamento materno, mas também aconteceu o lançamento do aplicativo Minha Visita, que vai auxiliar o programa no planejamento e monitoramento do trabalho feito pela equipe de visitadores no município. Ainda na sexta-feira, 15, foi lançada a cartilha “Construindo caminhos e igualdade entre meninos e meninas”, promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas da Mulher.
Leia mais:O seminário será voltado aos profissionais da equipe técnica do Programa Criança Feliz, alguns profissionais da Saúde e da Educação, sobretudo, coordenadores pedagógicos dos Núcleos de Educação Infantil, além dos integrantes da Rede de Atendimento à Criança. O evento será dividido entre palestra magna e mais dois painéis, um sobre Aleitamento Materno e o outro que tratará do leite materno como fonte nutricional, mitos e verdades.
“Toda essa linha relacionada à primeira infância voltada a esse foco do aleitamento materno será discutida juntamente com essas equipes que estarão presentes para a gente avançar na pauta, aqui no município. Então a gente fecha essa agenda e inicia o processo de traçar as novas capacitações para as equipes, principalmente no Programa Criança Feliz, que é uma equipe que entrou recentemente e hoje acompanha no município mais de 430 famílias entre elas 92 gestantes”, informa Luiz.
O diretor ressalta que as ações impactarão diretamente nas gestantes que receberão orientações sobre os cuidados nos primeiros seis meses de vida da criança, ao mesmo tempo que serão sensibilizadas da importância do aleitamento materno, para que assim possam se tornar futuras doadoras do Banco de Leite Humano no Hospital Materno Infantil (HMI).
O seminário será voltado aos profissionais da equipe técnica do Programa Criança Feliz, alguns profissionais da Saúde e também da Educação, sobretudo, coordenadores pedagógicos dos Núcleos de Educação Infantil, além dos integrantes da Rede de Atendimento à Criança. O evento será dividido entre palestra magna e mais dois painéis, um sobre Aleitamento Materno e o outro tratará do leite materno como fonte nutricional, mitos e verdades. (Ascom PMM)