‘Encantos do Çairé’ foi o tema escolhido pela Cia. de Dança Yaguara para a sua principal apresentação no 39º Festival de Dança de Joinville, o maior do Brasil e um dos maiores do mundo. Na competição de altíssimo nível técnico, o grupo de Marabá foi o único representante do Pará e do Norte do país classificado e deu show. Sua performance valeu o segundo lugar na categoria: “Danças Populares Brasileiras – Conjunto Sênior”.
A temática escolhida pela companhia, sob a direção do coreógrafo Cláudio Roberto, toma por base a Festa do Çairé, que acontece todos os anos Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, sempre no mês de setembro, durando cinco dias.
Leia mais:O Yaguara atravessou o país em ônibus fretado, levando mais de 40 bailarinos a Santa Catarina e só chegou a Joinville na madrugada desta terça-feira, dia 26, o dia da sua apresentação. Teve pouco tempo para descansar e já se apresentou no palco principal na 6ª noite da mostra competitiva.
O grupo de Marabá, aliás, fechou a noite, com a última apresentação. Destaque para o figurino muito bem feito e elogiado pelos jurados. Quem ficou com a primeira colocação na mesma categoria, a Danças Populares Brasileiras, foi o Grupo Siriri Flor de Atalaia, de Cuiabá (MT).
Para Cláudio Roberto, coreógrafo do Yaguara, foi uma grande vitória, apesar de entender que seu grupo poderia tranquilamente ter levado o primeiro lugar, com base nas reações do público e dos próprios jurados, que entenderam a história narrada na coreografia e as belezas dessa mensagem. Ele acredita que a decisão tenha ocorrido por diferença mínima de pontos. “Nós não recebemos as notas, só as colocações. Eles não divulgam. Mas comemoramos esse resultado e respeitamos a todos os grupos. Todos têm seu mérito. Estão de parabéns”.
MOSTRA CULTURAL
O Yaguara tem mais três apresentações no Festival de Joinville, mas agora fora da competição, nos palcos abertos, a chamada Mostra Cultural. Duas apresentações acontecem ainda nesta quarta-feira (27): “Dançando Carimbó” e “Taieiras Marajoá”. No sábado, dia 30, o grupo marabaense encerra a sua participação dançando: “Siriá do Pará”. (Patrick Roberto)