No final da tarde da última sexta-feira, 17, o prefeito Darci Lermen assinou o decreto que autoriza a desapropriação de 59.466,11 m² de uma área urbana localizada no Bairro Novo Horizonte. Essa área do bairro, que originou de invasão, como tantas em Parauapebas, era objeto de luta dos moradores, que chegaram a ser ameaçados de despejo pelo dono do terreno.
Alguns moradores alegam que compraram terreno, sem saber que área era irregular, e outros admitem que ocuparam a área, mas queriam legalizar a situação deles porque já viviam ali há mais de 15 anos e investiram tudo o que tinham na construção da casa. Eles realizaram várias manifestações desde a gestão passada, buscando apoio do governo para intermediar a negociação com o dono do imóvel.
Agora, com a desapropriação, mais de 600 famílias vão poder respirar aliviadas, sem o fantasma de serem despejadas das casas onde vivem, diz um dos representantes do bairro.
Leia mais:Segundo o prefeito, após efetivada a desapropriação, a área será registrada em nome do município e em seguida será realizada a doação dos lotes e entrega dos títulos definitivos para as famílias.
Vários moradores estiveram na prefeitura e acompanharam a assinatura do documento, que garante a eles posse definitiva do terreno onde vivem. (Tina Santos)