Voto em trânsito
Começou ontem (18) o prazo para quem estará em trânsito, no dia da votação, informar à Justiça Eleitoral local, fora do seu domicílio eleitoral, onde votará. O voto em trânsito é permitido somente para eleitores que estão com o título regularizado e estejam, no dia do pleito, em municípios com eleitorado acima de 100 mil pessoas. O prazo final é até 18 de agosto. Quem estiver fora de seu estado poderá votar somente para presidente da República. Já o eleitor fora de sua cidade, mas em outro município no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.
Formação Profissional
Leia mais:Desde ontem (18) a Vale abriu inscrições para cerca de 1.200 vagas exclusivas para mulheres e pessoas com deficiência em seu Programa Formação Profissional (PFP). As oportunidades estão distribuídas em cinco estados: Pará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Pará, serão mais de 400 vagas distribuídas nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Ourilândia do Norte. O PFP oferece qualificação profissional para o desempenho de funções operacionais e técnicas em diversas áreas de negócio da Vale. As mulheres e as pessoas com deficiência (homens e mulheres) interessados em se candidatar ao processo devem ser inscrever pelo site www.vale.com/pfp até o dia 27 de julho.
Senai
O programa é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e os(as) candidatos(as) precisam ter a partir de 18 anos de idade e formação completa no Ensino Médio Regular ou em Cursos Técnicos de Ensino Médio, de acordo com a vaga. A aprendizagem teórica dura de 4 a 6 meses e a prática ocorre em até 12 meses, nas instalações da Vale.
Tragédia em Salinas
Uma criança de 3 anos morreu após se afogar na piscina de um resort em Salinópolis, no nordeste do Pará, na noite de domingo (17). A Polícia Civil confirmou nesta segunda-feira (18) que investigou o caso. O menino se afogou por volta das 21 horas, quando estava “desacompanhada dos pais […] no parque aquático, cujo funcionamento havia encerrado às 18h30”, informou em nota o Salinas Premium Resort, onde a família estava hospedada. Não foi detalhado por quanto tempo a criança teria ficado sozinha. O local possui piscinas infantis e adulto, além de brinquedos.
Rodovias
O terceiro final de semana de julho terminou com o registro de 12 acidentes nas rodovias do Pará fiscalizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Desse número, dois acidentes foram graves, resultando em duas mortes. No domingo (17), por volta das 6h50, um motociclista de 60 anos morreu ao colidir frontalmente com um carro na BR-222, km 74, em Rondon do Pará. O condutor do carro sobreviveu e sofreu apenas ferimentos leves.
Censo 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou o treinamento dos recenseadores para o Censo de 2022, que conta com oito horas diárias de aula e vai até sexta-feira (22). Trata-se da última etapa de seleção dos profissionais que irão trabalhar na coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022. No Pará, 6.022 candidatos aprovados no processo seletivo da instituição estão sendo treinados, sendo que 1.648, pouco mais de 27% do total, são da Região Metropolitana de Belém. No último dia de aulas, os candidatos serão submetidos a uma prova teórica e só atuarão, de fato, na coleta de dados, aqueles que obtiverem pelo menos 50% da pontuação, além de 80% de frequência.
Lava Jato
O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Criminal Federal, responsável pelos casos ligados à Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, decidiu suspender a tramitação do processo da Operação Câmbio, Desligo. A decisão, publicada na última sexta-feira (15), foi divulgada nesta segunda-feira (18). A suspensão vale por dois meses. A “Câmbio, Desligo” foi um desdobramento da Lava Jato, focada nas operações ilegais de câmbio que alimentavam o esquema criminoso, permitindo a evasão de dinheiro da corrupção no Brasil para o exterior. Vários personagens foram flagrados na época, incluindo Dario Messer, que era conhecido como o “doleiro dos doleiros”.
Lava Jato II
Bretas justificou a medida por haver recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a ser julgado em breve, o que poderia modificar as decisões. A Câmbio Desligo, deflagrada em 2018, levou à denúncia de 62 pessoas, incluindo o ex-governador Sérgio Cabral, pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção contra o sistema financeiro internacional.