O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) inaugurou, no final da manhã desta segunda-feira, 13, em Marabá, o setor de hemodinâmica. Um dos mais modernos do país, o equipamento instalado no hospital vai garantir aos pacientes grande variedade de parâmetros para os procedimentos de intervenção minimamente invasivos de alta complexidade na área cardiológica. O serviço foi entregue em cerimônia que contou com a participação do governador do Estado, Helder Barbalho, do senador Jader Barbalho; do secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, entre outras autoridades.
Valdemir Girato, diretor do HRSP, estima que cerca de 100 atendimentos serão realizados por mês no novo espaço. A máquina tem capacidade para realizar angioplastia e cateterismo. Pacientes vítimas de infarto no miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC) serão atendidos no local. “Esse paciente vai ser tratado agora aqui no Regional. Antes ele tinha que se locomover a outros estados ou à Capital, Belém”, relembra Girato.
No total, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), investiu mais de R$ 7 milhões na construção da nova ala. Lá, atuarão 20 profissionais, entre médicos cardiologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, incluindo equipe de apoio e administrativa. Divididos entre os 350 metros quadrados do setor, estão consultórios, sala de hemodinâmica, sala de repouso com quatro leitos, sala de limpeza de cateter, vestiários e salas administrativas.
Leia mais:A inauguração contou com a presença do marabaense Nélio Moraes de Souza, mototaxista de 48 anos, que será um dos primeiros pacientes a serem atendidos no novo setor de hemodinâmica. A princípio, seu procedimento de cateterismo seria realizado na cidade de Castanhal, a 610 quilômetros de Marabá e com a nova instalação, todo o tratamento será realizado em Marabá.
O governador Helder Barbalho ressaltou a importância do equipamento para salvar vidas. “Não vamos mais precisar mandar pacientes para fora, agora Marabá tem essa especialidade médica fundamental para tratamento cardíaco” declarou.
SAIBA MAIS
No novo setor, os procedimentos oferecidos são cateterismo cardíaco com cineangiocoronariografia, cateterismo de ablação de focos de arritmias, estudo eletrofisiológico, anomalias congênitas e angioplastia cardíaca com stent, além de implantes de marca-passo definitivo. Além desses, o HRSP contará com procedimentos neurovasculares, como arteriografia cerebral, MAV (malformação arteriovenosa), embolização de aneurisma cerebral e angioplastia de carótida. (Luciana Araújo)