O início da manhã ou o fim da tarde são os horários preferidos de quem gosta de usar a bike (bicicletas), um transporte que está ganhando, cada vez mais, destaque no mundo inteiro, inclusive com uma data comemorativa, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), por considerar a bicicleta uma alternativa benéfica para a saúde e para o meio ambiente. O Dia Mundial da Bicicleta é comemorado em 3 de junho e foi instituído em 2018 para incentivar o uso desse meio de transporte.
Em Marabá, existem vários grupos de ciclistas e não é difícil se deparar com eles pelas ruas da cidade. Equipados com capacetes, luvas, roupas adequadas e água para hidratar, eles pedalam quilômetros todos os dias, sem folga.
Para contemplar a categoria, o município já conta com ciclofaixa em alguns pontos da cidade, principalmente na Rodovia Transamazônica, onde parte da pista de rolamento é destinada à circulação exclusiva para os ciclistas. O governo federal, por meio do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, implantou 20 quilômetros de ciclofaixa, isso no sentido crescente e decrescente, entre o KM 06 e as imediações do aeroporto da cidade, com o objetivo de garantir mais segurança aos adeptos da bicicleta. No entanto, os amantes da bike ainda sofrem com o desrespeito de motoristas que invadem o espaço criado para eles.
Leia mais:“A ciclofaixa nos dá mais segurança, é de suma importância para quem usa o transporte, apesar de que, ainda precisa uma educação muito grande com relação aos motoristas e motoqueiros, que devido ao grande fluxo de veículos, em alguns horários, aproveitam da ciclofaixa para desviar do trânsito, mas foi um marco muito grande para nós que fazemos o esporte de ciclismo. Almejamos que tenhamos essa ciclofaixa em outros lugares dentro da cidade também”, observa a funcionária pública Miriete Braz, coordenadora do grupo Brutas e Cia MBA. (Ascom/PMM)