Neste domingo (29), Daniel Jamaica, popularmente conhecido em uma rede social, foi preso em flagrante pelo crime de furto de energia no município de Breu Branco, próximo a Tucuruí. O criminoso era conhecido em um aplicativo de mídia social, no qual produzia vídeos realizando as irregularidades explicitamente e as mídias alcançavam mais de 100 mil visualizações.
A ação foi comandada pela Polícia Civil de Breu Branco, que deu voz de prisão a Daniel após constatação técnica da distribuidora de energia e de laudo pericial do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Ele responderá pelo crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Leia mais:Em nota, a Equatorial Pará informa que as ligações clandestinas de energia elétrica além de serem crimes, podem gerar diversos prejuízos à sociedade como interrupção no fornecimento e oscilações no nível de tensão, além de causar acidentes graves e fatais como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.
Como denunciar
A distribuidora de energia tem um plano de combate às perdas energéticas e para isso mobiliza equipes exclusivas para este tipo de ação, que fazem fiscalização em todo o estado. Além disso, o trabalho também é realizado com base em denúncias da população, que podem ser feitas por meio dos canais de atendimento, como aplicativo, site e Central de Atendimento pelo número 0800 091 0196, ou diretamente à Policia Civil pelo 181.