Correio de Carajás

Repórter Correio

Nem igreja escapa

Desde final de abril, a Catedral de Marabá, vive uma situação inusitada.  Segundo o padre Ademir Gramelik, no dia 30 daquele mês, um sábado, ao chegar na Catedral pela manhã, se deparou com a falta de energia elétrica. Grande foi a surpresa ao descobrir que os cabos elétricos tinham sido cortados e furtados. Não satisfeitos, os ladrões, voltaram dez dias depois para subtrair os cabos de quatro centrais de ar que ficam no telhado da Catedral. Entre a compra de material e o serviço de substituição dos cabos já foram gastos quase dois mil reais.

Nem igreja escapa II

Leia mais:

Pela terceira vez em menos de vinte dias, nesta madrugada (18/5), a Catedral foi alvo novamente de furto dos cabos elétricos.  O padre informou que já foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, assim como foram entregues as imagens da câmera de segurança da Catedral para auxiliar à Polícia na investigação. Nas imagens registradas pelas câmeras é possível ver o momento em que duas pessoas se aproximam da Catedral, um homem e uma mulher. Ela fica vigiando enquanto o homem sem pressa, subtrai os cabos na caixa de força, deixando mais uma vez a Catedral às escuras.

Xingu

O Polícia Federal informou nesta quarta-feira (18) que investiga denúncias de invasão e possível conflito de terras no sudeste do Pará. Policiais fizeram incursão área na região de duas aldeais da Terra Indígena Apyterewa, do povo Parakanã, situadas em São Félix do Xingu após ser acionada pelo Ministério Público Federal (MPF) que recebeu denúncias de invasões por fazendeiros e grileiros. Segundo a Polícia Federal, foi constatado durante sobrevoos que gados foram levados para áreas desmatadas na região no entorno da aldeia.

Xingu II

“Pessoas, ainda não identificadas, chegaram a cavalo na aldeia Ka’aeté, no último final de semana, levando cerca de 100 cabeças de gado” as quais foram deixadas em áreas desmatadas do entorno da mesma, disse a PF em nota. Ainda na terça-feira (17), o MPF foi informado pela PF sobre a presença dos animais na região. “Agentes da PF estiveram no local e constataram que houve mesmo invasão por parte de fazendeiros na área onde estão duas aldeias novas do povo Parakanã, mas eles se retiraram do local antes da chegada dos policiais”, divulgou o MPF.

Delegada demitida

Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Pará, na segunda-feira (16), a portaria de demissão da delegada de Polícia Civil do município de Alenquer, Fabiola Martins Rabelo. A decisão se dá após a conclusão do Processo Administrativo Disciplinar. A portaria de demissão, assinada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, cita as transgressões disciplinares da então delegada, todas relacionadas ao Art. 74, da Lei nº 4.878/65. Entre as acusações: recebimento de propina.

Óleo de palma

Maior produtor de óleo de palma do Brasil, o Pará passará a ter, em breve, uma nova usina de produção de biodiesel. A chegada do empreendimento, será por meio da empresa gaúcha Vila Nova Biodiesel, do grupo Oleoplan, que irá instalar no município de Tomé-Açu, a 280 km da capital paraense, uma usina com capacidade para produzir 288 milhões de litros de biodiesel por ano, utilizando óleo de palma e sebo bovino. O investimento é de R$ 185 milhões, com a expectativa de geração de cerca de 100 empregos diretos.

Biodiesel

O empreendimento acaba de garantir, de acordo com publicação no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 11, o Registro Especial de Produtor de Biodiesel, último documento que uma usina nova precisa antes de começar a comercializar sua produção. Apta a operar desde março, quando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou a Autorização de Operação da unidade, a usina vai dividir com a Granol de Porto Nacional (TO) a primeira colocação no ranking de fabricantes de biodiesel da Região Norte.

Perda

Marabá perdeu na segunda-feira (16) um de seus tradicionais comerciantes, há muito estabelecido na Avenida Antônio Maia. Faleceu Raymundo Paulo da Silveira Bitencourt, ou como era conhecido por todos: o Paulo da Eletromáquinas. Ele tinha 84 anos, 40 dos quais vividos em Marabá.

Tarifa de energia

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira (18) que espera “em um prazo bastante curto” um encaminhamento por parte do Ministério de Minas e Energia de uma proposta viável para redução da tarifa de energia. A declaração foi dada após reunião com o ministro da pasta, Adolfo Sachsida, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), líderes de partidos e representantes da sociedade civil.