Nesta quinta-feira, 28, uma Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) foi inaugurada no Núcleo São Félix. O espaço propicia para os moradores de São Félix e Morada Nova maior estrutura de segurança pública e incorpora, em um único lugar, as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Unidade de Saúde da Polícia Militar, dentre outros atendimentos à população.
O prédio inaugurado irá garantir aos profissionais de segurança que atuam – e aos que irão atuar – nos núcleos após a ponte do Rio Tocantins melhores condições de trabalho, dando mais segurança aos moradores. É o que conta Ualame Machado, secretário estadual de Segurança Pública do Pará.
“É uma valorização, um reconhecimento de quem mora aqui nos núcleos São Félix e Morada Nova. Nós estamos trazendo segurança pública para onde não existia estrutura de segurança pública. Essa população, após a ponte do Rio Tocantins, ficava isolada”.
Leia mais:A UISP possui quatro blocos e mais de 40 salas, entre elas, as de atendimento, operações, inteligência e celas femininas e masculinas. Salas para delegados da PC e comandantes da PM, além de departamentos de saúde totalmente equipados, também estão presentes.
“Nós teremos também, de forma programada, a emissão de documentos e todos os serviços que possam auxiliar a população desses bairros”, completou o secretário.
Durante a inauguração também foram entregues equipamentos como repetidoras de rádios de comunicação digital, drones, laptops e sopradores de ar. Elementos que irão colaborar com a prestação de serviços de segurança pública da região.
Na ocasião foi realizado, ainda, o lançamento do programa “Pró Mulher Pará em Marabá”, que oferece uma novidade dentre as ferramentas de comunicação e irá facilitar o atendimento às vítimas de violência doméstica. O aparato vai funcionar a partir das denúncias feitas ao 190.
Nas ocorrências que envolvam violência contra a mulher, um link será enviado pelo atendente para a pessoa denunciante e esta poderá, em tempo real, registrar por meio de vídeo a agressão. A filmagem será transmitida e compartilhada para o patrulhamento especializado, com o objetivo de atender a ocorrência de imediato.
O uso da ferramenta utiliza dados de internet de forma gratuita e garante o anonimato do denunciante e da vítima.
Além de Ualame Machado, a cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho; do prefeito de Marabá Sebastião Miranda; do secretário regional de Governo do Sudeste do Pará, Wanderkolk Gonçalves; do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e deputado estadual, Francisco Melo, o Chicão; representantes da mineradora Vale e demais autoridades.
Localizada na Av. Magalhães Barata, loteamento Novo Progresso, a UISP teve suas obras iniciadas em 2021 e faz parte de um acordo de cooperação com a mineradora Vale. (Reportagem: Chagas Filho. Texto: Luciana Araújo — com informações da Agência Pará e Segup/PA).