O domingo de Páscoa é o dia que muitas pessoas aproveitam para comer os ovos de chocolate diversos doces, mas na segunda-feira, a realidade pode bater na porta de forma nada agradável especialmente para pessoas que são mais propensas à acne.
Em meio as dúvidas sobre o que fazer e os questionamentos sobre se ovos e os doces são realmente os vilões nessa história, a Dra. Renata Vasconcellos, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e a farmacêutica Dra. Iluska Torezani, explicam todos os cuidados que é necessário que pessoas com pele acneica precisam ter nesse período, assim como desmistificar os mitos clássicos sobre acne e alimentação.
Renata explica que embora exista a crença popular de que os chocolates causam ou ajudam na proliferação de espinhas, existe um pouco de verdade, mas também um pouco de exagero na crença: “Por ter um alto índice glicêmico, o chocolate rico em açúcar leva a um aumento na produção de glândulas sebáceas. O que acorre é que a glicose chega ao sangue mais rápido devido a esse alto índice, estimulando um pico de insulina, que leva o açúcar para dentro da célula aceleradamente, o que pode agravar a acne em quem tem predisposição para o quadro”, explica
Leia mais:Iluska cita que, se dessa vez houve exagero, é necessário se concentrar no consumo moderado e também na qualidade do produto da próxima vez que for comer: “Dê preferência àqueles com 70% de cacau e baixo teor de açúcar. Mantenha uma rotina de cuidados com a pele, com higienização, tônicos, protetor solar e hidratante indica para o seu tipo de pele”, indica.
Ao se deparar com pacientes que questionam se existe alguma diferença entre o chocolate branco e preto, Iluska explica que, “devido à maior quantidade de gordura, açúcar e leite, o chocolate brande pode sim causar mais espinhas do que o preto” e alerta também que a “Pessoas sensíveis à lactose podem sentir essa diferença de forma ainda mais intensificada”.
Para reduzir as esponjas após o início de uma crise, as especialistas indicam investir em uma alimentação saudável, rica em alimentos com baixo índice glicêmico e pouca gordura, com grãos integrais como arroz, macarrão, farinha, quinoa e aveia. Além de sardinha, atum, salmão, linhaça e chia. Carnes magras como peixe, frango, lagarto, patinho e lombo suíno também podem ser consumidas.
Cuidados de emergência
As especialistas enfatizam que é fundamental ter o acompanhamento com um médico dermatologista que indique uma rotina de cuidados específica, a famosa rotina de skincare, mas de forma resumida elas recomendam as seguintes etapas para a melhoria de uma crise de acne causada pela alta ingestão de chocolate na Páscoa:
– Caprichar na limpeza de pele;
– Ingerir muita água;
– Reduzir o consumo de açúcar e gordura nas demais refeições;
– Praticar exercícios físicos;
– Não espremer espinhas e cravos;
– Não esquecer de remover toda a maquiagem quando usar
– Usar protetor solar, para evitar manchas provocadas pela inflamação das espinhas
(Fonte: RomaNews Com informações do Metrópoles)