Com mais de 20 anos de existência, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marabá (Servimmar) conseguiu adquirir, apenas nos últimos dois anos, o prédio da sede administrativa e a social, com clube. Além dos espaços físicos, o número de filiados praticamente dobrou, saltando para 1.100.
À frente da atual gestão, Valter de Freitas Leal é funcionário público concursado da Prefeitura Municipal de Marabá e exerce o cargo de motorista no Abrigo das Crianças. Com a colaboração de 28 pessoas atuando no sindicato, entre titulares e suplentes, o presidente comemora a atual fase do Servimmar.
Em entrevista ao Correio de Carajás, na sede do clube, no Bairro São Félix, Valter falou sobre as mudanças que o sindicato tem feito nos últimos anos em Marabá. “Compramos o prédio da sede e do clube e não estamos devendo nenhum centavo. Todo dinheiro arrecadado está sendo investido em prol de benefícios para nossos filiados, argumenta”.
Leia mais:Dentre as diversas mudanças, o Servimmar conta com um aplicativo, que disponibiliza descontos em estabelecimentos parceiros, com carteirinha digital e o site, que está em processo de finalização.
“Além disso, continuamos com a nossa luta de reajuste do salário e do vale alimentação. As articulações do clube e da sede social precisam caminhar juntas, sem esquecer que o essencial é a valorização do servidor. Por isso, estamos discutindo essa relação dentro da Câmara Municipal de Marabá. A atual gestão não enxerga o trabalho do servidor”, reclama Valter.
O clube, adquirido há um ano, está passando por revitalização. No local, havia apenas uma piscina, e agora ela foi dividida em três. Além disso, o espaço terá hidromassagem e iluminação com lâmpadas de led. “Estamos em fase de construção do galpão, que contará com um salão de festas, cozinha e churrasqueira. Também estamos construindo cinco quiosques, com mesa, churrasqueira e pia”, explica o presidente, afirmando que após essa primeira etapa, mais cinco quiosques serão construídos, totalizando dez.
Valter afirma que os servidores têm acompanhado o trabalho executado pelo sindicato através das lutas diárias, que são divulgadas nas redes sociais e imprensa. “Saltamos de 600 para mais de mil filiados. Isso em um período de pandemia. Acredito que esse número aumentou por conta do trabalho que estamos realizando”.
Para se filiar é preciso que o servidor preencha uma ficha. A inscrição pode ser feita na sede administrativa, localizada na Rua São Francisco, 2422, próximo à Praça São Francisco, ou através do número 94 98134-8070.
O valor pago ao sindicato é 2,5% do salário base recebido pelo funcionário público municipal. (Ana Mangas)