Projeto do Correio de Carajás é um dos selecionados para o programa “Acelerando a Transformação Digital”, desenvolvido em parceria entre Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Meta Journalism Project e Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ). O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (31).
A jornalista Luciana Marschall inscreveu uma proposta de reportagem para uma organização de mídia local listada no Atlas da Notícia, no caso o Correio de Carajás. O foco da ação é em regiões de deserto ou quase-deserto de notícias.
O projeto será desenvolvido na região de Carajás, em parceria com o também jornalista Ulisses Pompeu e pretende apresentar um assunto local em formato multimídia, com textos, gráficos, vídeos e fotos, veiculado em plataforma online e em redes sociais.
Leia mais:Conforme a Abraji, a iniciativa visa a estimular o fortalecimento do jornalismo local no Brasil e reduzir o número de municípios considerados desertos de notícias, avaliados em 9,5% do total de cidades.
Entre os meses de maio e julho, os participantes do programa receberão mentoria com especialistas e terão apoio financeiro de US$ 2.500 cada.
Os projetos foram selecionados por representantes do ICFJ seguindo diversos critérios, dentre eles a participação do jornalista inscrito em pelo menos uma das três edições dos cursos de jornalismo local ministrados pela Abraji, realizados entre 2019 e 2021, ano em que Luciana Marschall participou da programação.