Correio de Carajás

Gincana em Morada Nova vai comemorar aniversário de Marabá

Em comemoração aos 109 anos de Marabá, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) – Extensão Escola Pedro Peres Fontenelle – realizará no dia 6 de abril sua 1ª gincana com o tema: “Marabá nossa terra”. A competição recreativa será organizada na própria escola, contendo atividades que visam criar condições de sociabilizar e desenvolver os alunos, utilizando os diversos espaços disponíveis na instituição educacional, abordando conhecimentos referentes à cidade.

Com o retorno das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação propôs uma disputa cultural para resgatar a escola como espaço de aprendizagem, pertencimento e acolhimento tanto para o público jovem, quanto para o adulto, que encontram nela esperança e sonhos de um futuro melhor.

O colégio acredita que, levando em consideração que a aprendizagem só é significativa quando prazerosa, devendo ser vivenciada pelos alunos, os jogos se tornam, portanto, fundamentais para esse processo, trazendo consigo um repertório que enriquece as aulas e contextualiza o processo de ensino.

Leia mais:

Além disso, é a partir da gincana escolar que se pode contextualizar conteúdos, instigar a busca pelo conhecimento e incentivar o trabalho em equipe, algo de extrema importância na vida acadêmica dos estudantes, tornando a aprendizagem significativa e a escola um lugar de boa convivência, mantendo os estudantes motivados e interessados em aprender.

Todos os alunos matriculados no CEEJA da Escola Pedro Peres serão divididos em duas equipes: verde e amarela, e deverão estar devidamente uniformizados ou caracterizados pela cor do grupo no dia. A presença será contada como nota parcial do módulo que os alunos estão participando na semana.

As atividades serão compostas pela escolha de mascotes, gritos de guerra, caracterização dos alunos, criação de paródias inspiradas em poema, texto, ou música trabalhando o tema “Marabá, nossa terra”, e competições lúdicas diversas como: afunda ou boia, quebra-cabeça, prova do peso e torta na cara. (Thays Araujo)