O Buraco Azul é um ponto turístico do município de Cruz, no litoral oeste do Ceará, que foi formado a partir de fortes chuvas ocorridas na região em 2019. Conhecer a atração faz parte de uma das atividades comuns a quem visita Jericoacoara – ela integra o passeio do lado leste da vila.
Nesta segunda-feira (21), o turista Uilgner Rodrigues, de Guarujá (SP), morreu após se afogar no lago. Testemunhas disseram que o homem ficou cerca de 30 minutos embaixo d’água. Os dois salva-vidas presentes no local tentaram o resgate e contaram com a ajuda de outros visitantes para localizar e retirar a vítima do lago. Após buscas, ele foi achado desacordado e levado à superfície.
Além do Buraco Azul no povoado de Caiçara, em Cruz, há formações semelhantes em Castelhano, em Acaraú, também no litoral oeste do estado. Ambos ficam a 20 km de distância de Jericoacoara. Os locais atraem turistas por causa da cor da água em tom de azul-turquesa.
Leia mais:
Ambas as lagoas apareceram na região em 2019 após a retirada de terra para que fosse viabilizada a construção da rodovia CE-182. Com as chuvas, os buracos deixados pelas obras reuniram grande quantidade de água. O solo de areia branca do local é rico em calcário, o que, com a luz solar, produz a cor azul-turquesa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/Z/i/bVrhWzROOIE4EfZzJ22g/dob-lencois-8830-celso-tavares-g1.jpg)
Relatos dão conta que a água do estabelecimento passou por testes de qualidade em Fortaleza para verificar se ela era própria para banho antes de ser liberada. Há áreas que podem chegar a ter até 7 metros de profundidade.
Famosos já visitaram o Buraco Azul e ajudaram a fortalecer a fama do local, como o casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/6/e/HbxtBxS3WN9YVCB3ISow/buraco-azul-jericoacoara-caicara-bruno-gagliasso-giovanna-ewbank.jpg)
Salva-vidas e estruturas
Um turista que testemunhou o caso e que prefere não se identificar relatou que os salva-vidas tiveram dificuldade em atuar no resgate. “O salva-vida não tem um cilindro, não tem estrutura nenhuma. Se continuar assim, não vai ser a última morte, não. O rapaz [a vítima de afogamento] ficou 20, 30 minutos debaixo d’água até se resgatado.”
A administração do ponto turístico afirmou que dois salva-vidas estavam de prontidão no momento do afogamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/l/k/B4umtRQQmsACUhjA1IVw/jeri-f99a8791-celso-tavares-g1-.jpg)
A vítima foi levada ao Centro de Saúde da Família (CSF), na localidade de Preá, onde a morte foi reconhecida. O Corpo de Bombeiros informou que, ao ser acionado, foi ao local da ocorrência, mas a vítima já tinha sido levada para o hospital em um helicóptero particular.
O que diz a administração do local
A administração do Buraco Azul Caiçara lamentou a morte do turista e afirmou que a equipe de segurança do restaurante realizou o socorro de forma imediata.
A empresa reiterou ainda que informações de que já ocorreram outras mortes no local são falsas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/U/z/UqoBW2RSKBBhPUynGihQ/whatsapp-image-2022-03-21-at-21.14.12.jpeg)
Por fim, a empresa informou que o local estará fechado pelos próximos dias e uma nova data para reabertura será divulgada em breve. Além disso, afirmou que está prestando todo apoio e solidariedade à família e principalmente à companheira Bianca Carvalho que acompanhava o turista.
O caso é acompanhado pela Delegacia Municipal de Cruz, unidade da Polícia Civil responsável pela região.
O secretário de Turismo do município de Cruz, Marcelo Brandão, lamentou o ocorrido e afirmou que os fatos estão sendo apurados.
(Fonte:G1)
