Por volta de 1 hora da manhã desta quarta-feira, 16, funcionários da Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) perceberam, através de um rastreamento da rede, que é toda automatizada, que mais de 2 milhões de litros de água não estavam chegando à rede do Novo Horizonte, no Núcleo Cidade Nova, em Marabá.
De acordo com Antônio Carlos, diretor regional da Cosanpa, a engenheira da empresa informou que o problema estava na tubulação que passa debaixo da ponte sobre o Rio Itacaiunas, próximo ao Fórum da Comarca local.
A reportagem do Correio de Carajás foi até o local e o diretor explicou que o terreno acabou cedendo e a tubulação que interligava quebrou. “Esse serviço foi feito há mais de 10 anos e, infelizmente, aconteceu isso. Foi uma fatalidade da natureza que desmoronou o barranco e quebrou a tubulação”, lamenta Antônio Carlos.
Mais de 20 mil moradores estão sendo afetados pela falta de água no Núcleo Cidade Nova.
A direção da Cosanpa informou que as equipes estão trabalhando diuturnamente para normalizar o abastecimento, e prometeu que na manhã desta quinta-feira, 17, o serviço de água será reestabelecido. (Ana Mangas, com informações de Thays Ribeiro)