Correio de Carajás

EUA acusam russos de matar dez pessoas em fila de pão em cidade da Ucrânia

Imagens mostram corpos em Chernihiv, no norte do país. Americanos disseram que foram mortos por tiros, mas autoridade local diz que houve bombardeio.

A embaixada americana em Kiev e autoridades ucranianas acusam forças russas de terem matado pelo menos 10 civis que estavam numa fila para comprar pão em Chernihiv, nesta quarta-feira (16).

“Hoje, as forças russas atiraram e mataram 10 pessoas na fila do pão em Chernihiv. Tais ataques horríveis devem parar. Estamos considerando todas as opções disponíveis para garantir a responsabilização por quaisquer crimes de atrocidade na Ucrânia”, postou a representação americana, sem dar maiores detalhes sobre evidências de como as pessoas haviam morrido.

“Soldados russos atiraram contra pessoas que faziam fila para comprar pão perto de uma mercearia em uma área residencial de Chernihiv. De acordo com um balanço inicial, 10 civis foram mortos”, afirmou em comunicado o Ministério Público local.

O chefe da administração regional, Vyacheslav Chaus, atribuiu as mortes a bombardeio de artilharia, e não a tiros.

“Este não é o primeiro bombardeio [na cidade], nem é o primeiro bombardeio de civis pelo inimigo. Os russos estão bombardeando e destruindo principalmente a infraestrutura civil na cidade de Chernihiv e outras cidades da região”, disse ele ao falar na televisão ucraniana, segundo reportado pela emissora americana CNN.

 

Chernihiv fica a 140 km da capital, Kiev, onde os combates seguem intensos. Imagens feitas no dia 3 de março mostram o momento de explosões na cidade.

Mapa mostra onde fica a cidade de Chernihiv — Foto: g1
Mapa mostra onde fica a cidade de Chernihiv — Foto: g1

(Fonte:G1)