Correio de Carajás

Golpista da série ‘Inventando Anna’ será solta hoje e deportada à Alemanha

Anna ‘Delvey’ Sorokin cumpriu quatro anos de pena, mas estava sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA por causa de seu visto vencido

A golpista e impostora russa Anna ‘Delvey’ Sorokin será solta hoje de um centro de detenção de Nova York e imediatamente deportada para a Alemanha. A criminosa de 31 anos serviu de inspiração para a personagem principal de ‘Inventando Anna’, série sobre os vários golpes e as diversas fraudes financeiras aplicadas por ela em um intervalo de 10 meses que movimentaram mais de US$ 275 mil, hoje o equivalente a mais de 1,4 milhão de reais. Na produção, ela foi interpretada pela atriz Julia Garner.

A liberação de Sorokin após quase cinco anos atrás das grades e sua deportação imediata para a Alemanha, país no qual foi criada, foi noticiada pelo jornal norte-americano New York Post.

A atriz Julia Garner. no papel da golpista e impostora russa Anna Delvey Sorokin em cena de Inventando Anna (Foto: Reprodução)

A imprensa internacional noticia que Sorokin ficou furiosa com o anúncio de sua deportação. Ela tinha a intenção de seguir vivendo nos Estados Unidos. No entanto, sua apelação para a decisão da Justiça dos EUA a mandando de volta para a Europa foi marcada para 19 de abril, mais de um mês após sua viagem de volta para a Alemanha.

Leia mais:

Há mais de um ano sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, Sorokin recentemente processou as autoridades locais junto com outras três pessoas detidas no Orange County Correctional Facility, na cidade de Goshen (NY), por ter contraído COVID-19 durante seu período atrás das grades no local.

A história de crimes de Sorokin nos Estados Unidos teve início com a chegada dela ao país em 2013. Ela inventou o sobrenome Delvey, alegando ser herdeira de uma fortuna de mais de 60 milhões de euros (338 milhões de reais). Ela frequentava eventos de moda, restaurantes caros, hotéis de luxo, salões e spas de ricos e famosos e convencia seus novos amigos a pagar por seus gastos, alegando dificuldade para movimentar seu dinheiro na Europa.

A golpista e impostora russa Anna Delvey Sorokin (Foto: Instagram)

No entanto, ao contrário de suas alegações, Sorokin nasceu em uma família de classe trabalhadora da cidade russa de Domodedovo. O pai dela trabalhava como motorista de caminhão e a mãe dela era dona de uma loja de conveniência. Ela se mudou com os pais para a Alemanha em 2007, aos 16 anos.

Presa por seus crimes em 2017, ela foi julgada e condenada em 2019, sendo liberada por bom comportamento em fevereiro de 2021. No entanto, ela passou apenas uma semana em liberdade após ser detida por oficiais do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA por estar com seu visto vencido. Agora veio a determinação para seu envio de volta para a Alemanha.

O New York Post conversou com uma pessoa próxima a Sorokin sobre a decepção dela em relação ao seu retorno: “Ela foi liberada por seu bom comportamento e usou o dinheiro da série para pagar de volta todo mundo para quem devia dinheiro. Ela pagou por seus crimes, ela não matou ninguém. Ela errou, mas, no fim do dia, há muitas pessoas por aí que fizeram pior”.

(Fonte:G1/Monet)