A luta da região para contar com atendimento oncológico público por aqui teve mais um capítulo nesta sexta-feira (11), com a assinatura de convênio para a adequação e ampliação do espaço que vai abrigar o Centro de Oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP). O investimento é de R$ 2.489.821,62 (dois milhões, quatrocentos e oitenta e nove mil, oitocentos e vinte e um reais e sessenta e dois centavos).
Para a viabilização, foi firmado um contrato aditivo entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Pró-Saúde, Organização Social responsável pelo gerenciamento, operacionalização e execução de atividades de serviços de saúde desenvolvidos no hospital. O governador Helder Barbalho assinou o documento ontem, in loco, acompanhado do prefeito Tião Miranda, secretário regional João Chamon e comitiva, durante a passagem dele por Marabá.
O CORREIO apurou que o contrato visa a “Adequação do bloco de serviços para quimioterapia e internação do Hospital Regional Público do sudeste do Pará – HRSP”, conforme especificações previstas no Plano de Trabalho. Tão logo uma construtora se credencie por licitação, a obra deverá ser concluída ainda este ano.
Leia mais:O valor constante nesse convênio não inclui os equipamentos que o Centro de Oncologia vai demandar, que ainda serão alvo de um outro investimento no momento apropriado, como anuncia o governo.
“Estaremos viabilizando uma ala de oncologia completa, com quimioterapia, atendimento para as pessoas aqui mesmo. É o resgate de uma dívida histórica do Estado para com esta região. Os filhos desta terra que precisam de atendimento oncológico têm precisado pegar a estrada, enfrentar fila em Belém, entre outros. Ainda este ano estaremos entregando este centro aqui, junto com a hemodinâmica”, disse Helder Barbalho.
Também ontem o governador entregou ao Hospital Regional um novo equipamento de ultrassonografia, avaliado em R$ 400 mil. Um almoxarifado ampliado, seis incubadoras e seis berços aquecidos para a UTI Neonatal.
Em novembro do ano passado, a Sespa já havia entregue um novo aparelho de ressonância magnética ao Hospital Regional do Sudeste do Pará. (Reportagem: Ana Mangas / Texto: da Redação)