Quem vive no Complexo VS-10, em Parauapebas, sabe que vai sair de casa todo dia e dar de cara com a lama e os buracos. Mesmo “acostumadas” com o descaso, isso não torna menos sofrível a vida dessas pessoas.
Segundo o mecânico Ronaldo, o problema segue há meses, e o sentimento é de esquecimento pela Prefeitura de Parauapebas. Sem saneamento, as ruas se enchem de lama em dias chuvosos e de poeira nos dias ensolarados.
Geovane, um motociclista autônomo que transita constantemente pelo local, conta que os veículos nunca ficam limpos. Além disso, afirma já chegou a sofrer um acidente, onde caiu junto com a esposa, grávida na época, por conta das condições precárias das ruas.
Leia mais:De acordo com ele, o problema é recorrente e, em sete anos morando na região, nunca o viu ser resolvido de fato. O autônomo ressalta que o asfalto colocado é sempre frágil e não resiste ao constante trânsito de veículos pesados na via.
Manoel, morador do complexo há 12 anos, reclama do tempo que gasta para passar pela estrada principal. Se antes eram menos de 10 minutos, hoje demora quase 40 para chegar ao centro da cidade.
Por isso, muitos motoristas optam por evitar a estrada e buscar por desvios. Ele apela para “que o prefeito (Darci Lermen) lembre da gente não só em época de eleição, que a gente não é bobo”. (Clein Ferreira – com informações de Neryan da Hora/TV Correio)