Correio de Carajás

“João Babaca” : Polícia procura o quarto envolvido em latrocínio

O Departamento de Homicídios da Polícia Civil em Marabá está à procura do quarto acusado de envolvimento no assassinato do desportista João Batista Oliveira Pinto, conhecido em Marabá como “João Babaca”, de 57 anos, morto a tiro dentro da própria casa, no Bairro das Laranjeiras, no dia 23 de maio deste ano. No final de semana, os outros três envolvidos foram presos; dois deles estavam fora de Marabá e um já estava preso envolvido em outro crime.

Os acusados presos são Carlos Felipe Sobrinho Paz, o “Felipinho”, que foi primeiro a ser pego, em Eldorado do Carajás, já preso novamente acusado de outro roubo; Felipe de Sousa Lima, o “Topa Tudo”, que foi estava escondido em Curionópolis; e Jardel Alves Barbosa, que foi preso no Bairro das Laranjeiras, em um lava-jato de sua propriedade.

“Felipinho” é apontado como o autor do disparo que tirou a vida de “João Babaca”

Responsável pelas investigações que culminaram nas prisões, o delegado Ivan Pinto da Silva, do Departamento de Homicídios, preferiu preservar a identidade do quarto acusado, embora reconheça que o foragido já sabe que está sendo procurado e inclusive já enviou até um advogado para negociar sua rendição, mas até ontem (1º) ainda não havia se entregado.

Leia mais:
“Topa tudo” estava escondido na cidade de Curionópolis

Segundo o delegado Ivan, após as investigações foi constatado que o assassinato foi motivado por roubo, sendo caracterizado latrocínio. Os acusados presos confessaram que invadiram a casa da vítima porque tinham informações de que lá havia R$ 50 mil em ouro, mas a informação acabou não sendo confirmada, de modo que eles acabaram levando o bem mais precioso do comerciante: a vida.

Ainda de acordo com o delegado, a dinâmica do crime foi a seguinte: “Felipinho” foi o primeiro a invadir a casa de “João Babaca”, mas foi surpreendido pela filha da vítima, que entrou em luta corporal com ele, ao mesmo tempo em que João também tentou desarma-lo. Nesse momento, o acusado conseguiu atingir a vítima com um disparo e fugiu.

Jardel Alves foi o último a ser preso pela Polícia Civil

Por fim, o delegado Ivan Pinto da Silva explicou ainda que os quatro acusados vão responder por crime de latrocínio e latrocínio tentado, uma vez que a filha do comerciante também quase foi morta pelos criminosos durante a ação delituosa.

Saiba mais

“João Babaca” é um dos desportistas mais conhecidos da “Velha guarda”, em Marabá, e sua morte causou muita comoção porque ele era trabalhador e muito benquisto na cidade. (Chagas Filho)