Um idoso, vítima de afogamento, foi salvo por um policial militar em formação, integrante do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Pará (CFP-PM). O salvamento ocorreu no Projeto Beiradeiro, na Orla de Conceição do Araguaia, região sul do Estado, na noite de sábado, 5. A vítima, que foi salva pelo aluno Venâncio, matriculado no polo local, estava se afogando enquanto tomava banho no Rio Araguaia.
O policial militar em formação relatou que percebeu uma aglomeração na margem do Rio Araguaia e algumas pessoas gritando que um homem havia se afogado e pediam socorro. Ele foi até o local e se deparou com o corpo de um idoso desmaiado, com sinais vitais fracos e pele escurecida, estirado ao chão. Então, o praça se identificou como aluno do Curso de Formação da Polícia Militar aos familiares da vítima e iniciou as manobras de reanimação cardiorrespiratória.
Venâncio disse que, enquanto realizava massagem cardíaca na vítima de afogamento, orientou a esposa do homem a fazer respiração “boca-a-boca” nele. Minutos depois, o idoso retomou a consciência, expelindo bastante água pela boca. Já fora de perigo, ele foi levado por uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o Hospital Regional de Conceição do Araguaia (HRCA).
Leia mais:Homenagem póstuma
No sábado, 5, o 22º Batalhão da Polícia Militar “5 de Março”, com sede em Conceição do Araguaia, realizou a homenagem, através de caminhada e visitação aos túmulos dos cinco policias militares: Cabo Arlan Campos Lopes da Silva; cabo Luís Antônio Cruz Aguiar; soldado Antônio Marcos Carvalho da Silva; sargento Francisco José Gomes de Freitas; e soldado Resylen de Lima Souza, que foram vítimas fatais de um acidente rodoviário ocorrido nesta data, na PA-287, em 2018. (Delmiro Silva)