O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Marabá, vai mudar o desenho do retorno da BR-230, em frente à Auto Peças Paulista, onde tem ocorrido muitos acidentes. O último deles, na noite de ontem (1º), tirou a vida de Euvanis dos Santos Nascimento, de 19 anos. Ela estava grávida de dois meses.
A vítima viajava em uma moto com o esposo, Pablo Valadário, e os dois foram abalroados por uma Parati que cruzou a pista de rolamento da rodovia. O motorista do automóvel, Alexandre Fernandes Souza, estava bêbado. Ele foi preso em flagrante. Mas, além da bebida, outros fatores podem ter contribuído para o acidente.
A rotatória é complexa porque o condutor que tenta atravessar a pista (como no caso do acidente) tem pouca visão dos veículos que estão na rodovia, devido a um declive muito acentuado, de modo que o veículo só é visualizado quando ele já está bem perto.
Leia mais:Por telefone, entramos em contato com o engenheiro Jairo Rabelo, responsável pelo DNIT, em Marabá, para saber se existe algo que possa ser feito para mudar essa situação. Ele informou que no cruzamento onde aconteceu o acidente fatal (e outros mais) será feito um melhoramento para ampliar a visibilidade de quem está realizando o retorno. Questionado sobre o início das obras, Jairo informou que a equipe está aguardando o fim do período chuvoso, mas a intenção é iniciar as obras ainda no primeiro semestre deste ano.
O acidente aconteceu quando Alexandre Souza, condutor da Parati, tentou cruzar a rodovia para entrar na rua que dá acesso à Folha 31 (ao lado da Auto Peças Paulista). A manobra requer muita atenção para quem está sóbrio, imagine para quem dirige alcoolizado, como era o caso de Alexandre, conforme resultado do teste do bafômetro.
Na manhã de hoje (2), nossa reportagem foi até o local e conversou com o comerciário Thiago Duarte, que trabalha na auto peças que fica na esquina da estreita rua. No entendimento dele, o grande problema no local é o sentido de direção da via de entrada da Folha 31. Duarte entende que deveria inverter o sentido da mão de direção, permitindo apenas a saída de veículos pelo local e não mais a entrada, como ocorre hoje.
Com isso, não haveria por que os veículos tentarem cruzar a pista e os acidentes certamente diminuiriam. Inclusive, ele lembrou que durante certo tempo era assim que a via funcionava, apenas para sair da Folha 31 e entrar na BR-230 e não o contrário.
Diante disso, entramos em contato também com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Jocenilson Silva. Ele nos informou que não existe nenhum planejamento no sentido de mudar o sentido do trânsito na via, justamente porque o DNIT já está providenciando reformas no perímetro. (Chagas Filho)