Durante o feriado estendido de carnaval, a prefeitura municipal de Marabá não irá financiar e nem autorizar festas em locais públicos da cidade, explicou Jair Barata, secretário municipal de segurança institucional. Blocos de rua também não poderão realizar suas tradicionais festas, entretanto, casas noturnas, clubes e demais locais fechados, podem realizar suas comemorações, desde que seguindo as orientações dos órgãos de segurança. A fiscalização acontecerá tanto pelas ruas da cidade quanto nos estabelecimentos que estiverem realizando brincadeiras carnavalescas. Tudo isso foi anunciado à Imprensa durante coletiva sobre a Operação Carnaval.
O objetivo da operação é garantir a segurança da população durante o feriado estendido e inibir ações que desrespeitem as medidas de restrições impostas pela prefeitura e pelos órgãos de defesa. A operação acontece de forma integrada entre Policia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), Policia Civil (PC, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Guarda Municipal de Marabá (GMM) e o Departamento Municipal de Fiscalização e Postura.
Segundo o major Oeiras, do 4º Batalhão de Polícia Militar, além de atuar no policiamento das ruas, efetivos da PM, juntamente com DMTU e GMM irão realizar ao longo do feriado, blitz com a intenção de coibir crimes de trânsito, fazendo uso do etílometro (aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea), verificando documentação de motoristas e veículos, autuando aqueles que estiverem irregulares.
Leia mais:Por sua vez, o Corpo de Bombeiros atuará na fiscalização dos locais onde estiverem ocorrendo as festas particulares, sendo clubes, bares e casas de shows. O objetivo é inspecionar se esses estabelecimentos estão de acordo com as regulamentações de equipamentos e atividades de combate a incêndio e pânico, como sinalizações de emergência e rotas de fuga. Marcos Felipe Galúcio de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros, reforçou que os locais que não estiverem legalizados junto ao órgão, não poderão funcionar com atividades de reunião de público.
A Polícia Civil irá atuar na fiscalização ostensiva dos estabelecimentos que estiverem realizando eventos, pontuou o delegado Elcio de Deus, diretor da 21ª Seccional Urbana de Policial Civil, além de realizar plantões para atender as demandas decorrentes do feriado. Já o Departamento de Postura, na fala de Rubens Borges Sampaio, lembra que festas em locais públicos não foram autorizados e que será feita fiscalização nesse sentido.
Um dos principais pontos de encontro da cidade, a orla Sebastião Miranda, ficará aberta para o trânsito de pessoas e será fiscalizada ostensivamente. O estacionamento de veículos e som automotivo estão proibidos, este último por lei em Marabá. Janine Lage, diretora da Semma, reforçou que os plantões do órgão acontecerão normalmente e que irão realizar apreensão de veículos com som automotivo.
O secretário municipal de segurança, quando questionado pela reportagem do Correio de Carajás, revelou que por dia cerca de 60 agentes (de todos os órgãos citados) estarão nas ruas atuando na Operação Carnaval. (Luciana Araújo e Chagas Filho)