Brinquedos espalhados na sala de casa, cores para todos os lados e a caracterização especial da Professora Tereza são as ferramentas utilizadas para a aprendizagem da pequena Maria Júlia, de apenas três anos, que cursa o Maternal na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças. Ela recebe o atendimento domiciliar, realizado pela equipe de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Curionópolis.
É a primeira vez na história do município que as crianças com deficiências recebem essa atenção direcionada para fortalecer a aprendizagem. Através do projeto, além das aulas normais, os alunos recebem visitas periódicas das equipes da educação, que realizam um diagnóstico geral sobre a evolução de cada um para poder direcionar a aprendizagem da forma mais efetiva possível.
Leia mais:A coordenadora do programa, Lucia Regina, esclarece os objetivos do trabalho. “Nós sabemos o quanto essas crianças precisam desse atendimento especializado. Através de muito estudo, implantamos o AEE para garantir que cada criança com deficiência tenha esse acompanhamento de forma efetiva. É um trabalho realizado em conjunto por diversos profissionais, que dão apoio aos alunos e também às suas famílias, ajudando-os a superar as dificuldades e ter uma educação de qualidade”, relatou.
Na casa do Ricardo, aluno do Ensino Fundamental, os dias de visita da Professora Rosineide, também são cheios de desafios. Atividades de português, matemática e muitas outras tarefas multidisciplinares são realizadas para que o estudante, de 17 anos, seja desafiado a aprender cada vez mais. “Nós realizamos diversas ações para acompanhar a evolução desses alunos. Observamos como eles se relacionam com a família, incentivamos a estudar e participar e, assim, podemos extrair o máximo do potencial deles, independente das deficiências que têm”, observa a professora.
O Atendimento Educacional Especializado acompanha hoje 125 alunos de Curionópolis, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Além da integração dos alunos em sala de aula, através dos professores e monitores, o apoio continua fora da escola, para garantir que outros aspectos importantes para o desenvolvimento dos alunos com deficiências sejam observados. (Ascom/PMC)