Em visita relâmpago e não divulgada previamente, de forma que sequer a imprensa foi notificada, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira esteve em Marabá, inspecionando as Organizações Militares que compõem a 23ª Brigada de Infantaria de Selva. Ele ainda esteve nos rios Tocantins e Itacaiúnas, a bordo de uma embarcação Guardian, na área coberta pela Seção Fluvial do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS).
A comitiva do Alto Comando foi recepcionada em Marabá pelo general-de-brigada Giovanni Moretto, comandante da 23ª Brigada. Também desembarcaram aqui para acompanhar a visita: o chefe do Departamento de Engenharia e Construção, general-de-exército Júlio César de Arruda; o comandante Militar do Norte, general-de-Exército João Chalella Júnior; o chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, general-de-Divisão José Ricardo Vendramin Nunes; o comandante da 8ª Região Militar, general-de-Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho e o diretor de Obras Militares, general-de-Brigada Giuseppe Henriques Gouveia Dantas.
Depois da ida à Seção Fluvial, a comitiva realizou um deslocamento motorizado até a sede do 52º BIS, onde o comandante do Exército recebeu as honras militares, que incluíram continência da guarda do quartel, guarda de honra e salva de gala.
Leia mais:“Neste contexto, cabe ressaltar a participação da Linha de Fogo da 1ª Bateria de Obuses de Selva na condução da salva de gala. As salvas de gala consistem na realização de tiros de salva (descargas) por peças de artilharia, a intervalos regulares, destinadas a complementar as horas de gala prestadas pela tropa a uma autoridade civil ou militar. Bateria atirou!”, destacou publicação do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva “Regimento Floriano”.
No aquartelamento do 52º BIS, também foi realizada uma formatura que contou a presença de tropas de todas as Organizações Militares de Marabá; do 50º BIS, de Imperatriz (MA); do 51º BIS, de Altamira, e do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, de Tucuruí.
No prosseguimento das atividades, a comitiva visitou a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva, onde o general Paulo Sérgio e o chefe do Departamento de Engenharia e Construção puderam verificar os resultados alcançados nos primeiros dois anos de implantação daquela Organização Militar.
Como parte das atividades programadas, o comandante do Exército realizou uma palestra no auditório do Carajás Centro de Convenções, para os oficiais, subtenentes e sargentos da 23ª Brigada. Nessa ocasião, o Comandante da Força transmitiu suas orientações a um efetivo de mais de 500 militares. (Da Redação)