Um adolescente de 16 anos foi apreendido durante a operação “Diferenciado”, deflagrada nesta sexta-feira (18), em Ourilândia do Norte, sul do Pará, pela Polícia Civil, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão de adolescente em conflito com a lei por ato infracional análogo ao crime de latrocínio. O menor de idade é suspeito de matar o empresário Marcos de Souza Santos, o “Marquinho”, de 39 anos.
Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que o adolescente teria um relacionamento amoroso com o empresário, que era proprietário de um restaurante em Ourilândia. Além de assassinar “Marquinho”, o menor infrator teria subtraído a motocicleta da vítima, modelo Honda XRE 190, cor preta. Na operação, foi apreendida uma espingarda calibre 28 de cano cerrado, supostamente utilizada para executar a vítima, e também peças da motocicleta.
As investigações em torno do caso contaram com a participação de policiais civis de Ourilândia e de Tucumã. Um homem de 19 anos foi preso acusado de receptação. Na casa dele foram encontradas peças da motocicleta da vítima. Outras peças do veículo foram localizadas na casa de outro adolescente. A Polícia Civil investiga se ambos tiveram participação na emboscada que vitimou o empresário.
O adolescente responderá pelo ato infracional correspondente a latrocínio, por motivo fútil e ter impossibilitado a defesa da vítima e poderá cumprir até três anos de internação, segundo informou o delegado Raphael Machado. Ele poderá cumprir a medida socioeducativa no Centro de Internação Masculino (CIAM), em Marabá.
O crime
Segundo a Polícia Civil, na madrugada do dia 13 de janeiro deste ano, “Marquinho” saiu de casa de moto após receber um telefonema. Na manhã daquele dia ele foi encontrado morto, com um tiro nas costas, supostamente de espingarda, no Setor Liberdade de Morar, área periférica de Ourilândia do Norte.
(Delmiro Silva/freelancer, com informações de Juscelino Show)