Médicos, formados pela Universidade Estadual do Pará (Uepa) campus Marabá, receberam na manhã de quinta-feira, 17, a carteira de atuação profissional do Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA).
O evento é analisado por David Tozzo, médico cardiologista e coordenador do curso de medicina no campus de Marabá, como uma grande conquista para a UEPA e para a cidade. Dos 18 formados, alguns já irão atuar em Marabá, enquanto outros vão partir para a residência médica em outras localidades. “Todos, certamente, irão colaborar com a sociedade paraense. A UEPA está cumprindo seu papel formando esses médicos, a cidade só tem a ganhar com isso”, celebrou o coordenador.
A turma em questão é a 4ª formada pelo campus marabaense da Uepa e teve sua cerimônia de colação de grau realizada no último dia 31. Uma formação antecipada devido à pandemia, que cumpriu todos os pré-requisitos necessários por lei para sua realização. Ao longo do curso, os alunos – agora profissionais de medicina – já atuavam nas unidades básicas de saúde e hospitais da cidade, experiência que os preparou para atender com qualidade a população.
Leia mais:Os novos médicos, felizes pela conquista, revelaram para a reportagem do Correio de Carajás seus planos para o futuro. A jovem Karina Keila Monteiro Almeida é natural da cidade de Castanhal e pretende continuar em Marabá, atuando e contribuindo com a cidade que a acolheu nos 6 anos de curso, tendo sido aprovada na residência de medicina família e comunidade, também na UEPA, anseia atuar na área acadêmica, colaborando na formação de novos profissionais.
O campus de Marabá também formou Victor Felipe de Almeida Leal, que veio de Belém e, assim como sua colega, pretende inicialmente atuar em Marabá e no final do ano prestar a prova de residência em oftalmologia na Universidade Federal do Pará (UFPA).
A cerimônia, realizada no auditório da universidade, foi presidida pela médica e especialista em clínica médica, Tereza Cristina Azevedo, presidente do CRM-PA. Familiares e amigos dos jovens médicos também estiveram presentes na ocasião.
(Luciana Araújo e Ulisses Pompeu)