A rodovia federal BR-230 continua interditada no Km 786, entre as cidades de Medicilândia e Uruará, por mais de 170 índios das etnias Parakanã, Araweté, Xipaya, Assurini, Xicrin e Kayapó. O grupo exige cumprimento de condicionantes junto à Norte Energia e pavimentação do trecho da estrada que liga 8 cidades da região sudoeste do Pará.
A manifestação pacífica teve início na manhã de terça-feira (15) e segue nesta quarta-feira pelo grupo de indígenas que cobra a execução do Plano Básico Ambiental acordado com a empresa Norte Energia no âmbito da construção da Hidrelétrica Belo Monte. Essas condicionantes são conhecidas dos órgãos governamentais e estão documentadas junto ao DNIT, SESAI, Justiça Federal de Altamira, DSEI, FUNAI, MPF, Norte Energia, Prefeitura de Altamira e ao Governo do Estado do Pará.
Leia mais:Os indígenas continuam irredutíveis em relação à liberação da pista, que pretendem mantê-la interditada por tempo indeterminado até que seja atendida a pauta de reinvindicações dos povos indígenas do Médio Xingu. Ontem, agentes da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local para garantir a segurança dos manifestantes e motoristas. Somente ambulâncias tiveram a passagem liberada. (Antonio Barroso)