O partido do governador Simão Jatene inicia a semana com uma importante baixa em suas fileiras no sul e sudeste do Pará. O ex-deputado Wandenkolk Gonçalves, uma das forças até então da legenda, pediu desfiliação do PSDB e vai mudar os rumos da sua militância política no Estado. O anúncio caiu como uma bomba no ninho tucano, às vésperas de mais uma eleição estadual, uma vez que “Wandinho”, como é tratado pelos amigos, é um importante articulador na região, a partir de Itupiranga, onde reside.
Wandenkolk já foi deputado federal pelo PSDB, secretário de estado em gestões do partido e nos últimos anos vinha sem cargo na administração direta, embora continuasse influente na legenda. Seu histórico já envolvia discordâncias com a forma de condução do governo Jatene.
Ele é engenheiro agrônomo, foi deputado federal de 2007 a 2011 e depois de 2011 a 2015. Nas últimas eleições, em 2014, ele concorreu novamente à Câmara Federal e teve 36.834 votos, não se reelegendo.
Leia mais:Interlocutor e conselheiro de prefeitos, vereadores e outros políticos em toda a região, Wandenkolk é uma liderança bastante respeitada e ativa.
Em carta endereçada ao presidente do diretório do PSDB em Itupiranga, e datada de 26 de julho, Wandenkolk foi bastante sucinto, apenas colocando seus dados pessoais e o seguinte fechamento: “…vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria requerer a minha desfiliação deste partido em caráter irrevogável e irretratável, o que faz por motivos de ordem estritamente pessoal”.
Fontes do Portal dão conta de que ele foi convidado a ingressar no MDB, mesmo partido do prefeito local, e que apoiará a candidatura de Helder Barbalho ao governo do Pará. (Da Redação)