Cerca de três mil e trezentos produtos com prazo de validade expirado foram apreendidos esse ano em operações desencadeadas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e pela Vigilância Sanitária do município de Redenção, no sul do Pará.
Conforme balanço divulgado na quinta-feira (10), foram recolhidos 3.313 produtos vencidos ou mal condicionados, que representam risco à saúde humana, expostos nas prateleiras de supermercados e mercearias.
A fiscalização teve início na primeira semana de fevereiro e se estenderá por tempo indeterminado, tendo como foco supermercados, mercearias e similares, porém, poderá se estender para outros setores do comércio, segundo os órgãos fiscalizadores. “Essas ações têm como finalidade garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população de Redenção, bem como prezar pela saúde e bem-estar de todos”, explicou um agente de fiscalização do Procon.
Leia mais:Entre os produtos recolhidos estão inclusos gêneros alimentícios, bebidas, itens de higiene e limpeza, além de produtos de uso exclusivo de casas agropecuárias, como agrotóxicos e inseticidas. Um estabelecimento foi notificado e outros advertidos verbalmente, segundo informado pelos órgãos, que atuam em parceria nas operações de fiscalização. Todas as mercadorias apreendidas serão devidamente incineradas por uma empresa especializada, conforme a Vigilância Sanitária.
Conforme Fannykelly Lopes da Silva Andrade, coordenadora do órgão fiscalizador, no ato da compra o consumidor deve sempre observar a data de validade dos produtos, bem como as condições em que o mesmo se encontra.
Irregularidades em produtos expostos nas prateleiras, como prazo de validade vencido ou más condições de armazenamento, podem ser denunciadas de forma anônima à Vigilância através do disque denúncia: 94 99176-2563. (Delmiro Silva)