Correio de Carajás

Votação online: Poeta marabaense concorre ao Prêmio Book Brasil

Airton na Redação do Correio de Carajás com os três livros concorrentes da premiação / Foto: Jeferson Pinheiro

Leitores e admiradores do poeta marabaense Airton Souza podem dar importante apoio ao escritor ao longo deste mês de fevereiro na busca por mais uma premiação nacional, desta vez no Prêmio Book Brasil. Uma banca especializada selecionou livros dele como finalista em três das principais categorias A votação é online e segue aberta até o próximo dia 27.

As obras são: “Receita para angustiar o amor no coração da noite”, como finalista na categoria Melhor Infantojuvenil 2021; “O tumulto das flores”, na categoria Narrativa Curta e, ainda, “A menina que plantava corações”, como Capa do Ano. Esta última lançada pela Editora Saraiva.

Com isso, Airton que já é multipremiado por suas obras, já reconhecido nos principais concursos nacionais de literatura, pode faturar mais três logo neste início de ano. Por meio de sua obra, o professor tem colocado Marabá no mapa dos principais centros de produção literária do Brasil. Ele esteve esta semana no CORREIO e comemorou que mais uma vez um de seus livros tenha sido pré-selecionado por banca de júri técnico.

Leia mais:

Os demais concorrentes na categoria Infantojuvenil são os livros: “A menina do vestido amarelo”, de Cláudia Gomes; “Elena e o resgate do pequeno Xugo”, de Tatiana E. S. Corrales e “Quincas: O gatinho do relógio”, de Raquel Lopes. Agora o voto popular e online é que vai decidir o campeão.

O Book Brasil é realizado por uma organização não governamental, um prêmio Literário Brasileiro que mantém projetos sociais voltados à leitura. As obras concorrentes devem ser publicadas no ano anterior. Os autores inscritos devem realizar doação de livros para escolas. É a terceira edição do prêmio, sendo que na segunda edição, realizada em 2020, Airton ficou em segundo lugar na sua categoria.

QUEM É O AUTOR

Airton Souza tem 39 anos, nasceu e se criou em Marabá. Ao longo de seus vinte e dois anos no mundo da literatura, foi ganhador de mais de noventa prêmios, resultado de 43 livros publicados.

Este ano ele concorre em três categorias no Book Brasil: narrativa curta, literatura infantil e capa do ano. São quatro a cinco finalistas por categoria, definidos por um corpo de jurados.

OUTRO PRÊMIO

Na última semana, Airton Souza faturou um prêmio internacional da Academia Mourãoense de Letras, que abrange autores de língua portuguesa. Eram mais de mil poemas inscritos e ele ficou em segundo lugar.

Além desses, o autor conta que observa quais editais estão abertos e são realizados por instituições sérias, responsáveis, que têm compromisso com a literatura.

Seu primeiro livro premiado foi “Ser não sendo”, em 2013, pelo Prêmio Literário Dalcídio Jurandir, a maior premiação literária do estado do Pará. Foi um dos primeiros autores do interior a ganharem. A obra ganhadora foi distribuída pelo governo para as escolas públicas do estado. (Entrevista: Luciana Araújo | Texto: Da Redação)

Para votar na obra de Airton Souza, até o dia 27 de fevereiro, clique no link:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ3ykOlzh0RWbTg6JJenz0t1K2riwDPV5_2-xLKqZtiOZjNQ/viewform