Correio de Carajás

MEC antecipa divulgação de resultados do Enem

Ministro diz que antecipação se deu pela celeridade no cumprimento do cronograma; entretanto, estudantes relatam dificuldade para acessar as notas

Sem aviso prévio, o Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quarta-feira (9) a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Inicialmente, os resultados seriam divulgados na sexta-feira (11).

O ministro da pasta, Milton Ribeiro, disse que a antecipação de dois dias se deu pela celeridade no cumprimento do cronograma estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo certame.

“Diminuímos dois dias de ansiedade no coração dos estudantes brasileiros”, comentou o ministro, em entrevista ao programa “Voz do Brasil” da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Leia mais:

No entanto, pelas redes sociais, vários usuários relataram problemas no site do Inep (Página do Participante), que impediam os candidatos de conferirem as próprias notas.

Em resposta à CNN, o Inep afirmou que os resultados individuais já foram calculados e estão prontos para divulgação, mas que o carregamento da base com mais de 17 milhões de dados ainda está sendo finalizado e que todas as notas estarão disponíveis nas próximas horas.

Com as notas do Enem, os participantes podem buscar acesso aos programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Veja a nota do Inep na íntegra:
“Os resultados individuais (notas) dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já foram calculados e estão prontos para divulgação. Neste momento, está sendo finalizado o carregamento da base, que contempla mais de 17 milhões de dados. Todos os resultados individuais estarão disponíveis na Página do Participante nas próximas horas. A divulgação do resultado do Enem 2021 foi antecipada em dois dias da previsão inicial, de forma inédita, reforçando os princípios de inovação e transparência alçados nessa gestão.”

(Fonte: CNN Brasil)