Corregedoria
A corregedora geral do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Rosileide Cunha, determinou a instauração de uma Sindicância Administrativa Apuratória em desfavor de um auxiliar judiciário, lotado na Comarca de Itupiranga, acusado da prática de advocacia administrativa, negociações de decisões judiciais, uso de documento falso, ameaça e disparo de arma de fogo. O PAD foi aberto a pedido do juiz de Direito Danilo Alves Fernandes, quando titular daquela comarca.
Processo Seletivo
Leia mais:A Polícia Científica do Pará (PCP) tornou pública a abertura de inscrições para Processo Seletivo, o qual destina-se à contratação temporária de seis Peritos Médicos Legistas. Conforme o edital, as oportunidades são para as unidades de Parauapebas (2), Marabá (3) e Abaetetuba (1). Dentro do total de vagas ofertadas, há chances para pessoas que se enquadram nos critérios específicos do edital. Ao ser contratado, o profissional deverá exercer funções em jornadas de 40 horas semanais. O salário mensal será de R$ 7.760,16, mais benefícios.
Processo Seletivo II
Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, os candidatos devem cumprir alguns requisitos, sendo eles: ser brasileiro nato ou naturalizado; estar quite com as obrigações eleitorais; não haver sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público; possuir certificado de conclusão de curso compatível com o cargo de nível superior; estar inscrito no respectivo órgão regulamentador da profissão; apresentar declaração de não ter tido vínculo temporário com o Poder Público Estadual nos últimos seis meses. Dentre outros requisitos que constam no edital.
Tempo
As instabilidades que se formam por causa do ar quente e úmido vão atuar sobre o Norte do país ao longo dos próximos dias. Além disso, principalmente entre esta terça-feira (8) e quarta (9), a Zona de Convergência Intertropical vai aumentar as condições para chuva na costa norte da Região. O Amazonas e o sul do Pará devem acumular os maiores volumes de chuva no decorrer da semana. Serão dias com uma grande quantidade de nuvem e com vários períodos com chuva. Há risco para temporais que acumulam um grande volume de água, inclusive na capital Manaus.
Tempo II
Mesmo nas demais áreas, também não se descarta uma chuva isolada, pontualmente forte. Toda a Região Norte fica instável e abafada nesta semana. Com a aproximação da ZCIT entre terça e quarta, a chuva aumenta também no litoral do Pará e do Amapá. Há risco para algumas pancadas mais fortes de chuva nestas áreas.
Covid no Pará
O Pará registrou 3.361 novos casos conhecidos de covid-19 e 17 mortes no boletim desta segunda-feira (7). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), agora são 667.874 infectados e 17.458 óbitos desde o início da pandemia, em março de 2020. A secretaria confirmou 360 novos casos e 7 óbitos dos últimos sete dias; e mais 3.001 casos e 10 óbitos de dias anteriores.
Covid no Pará II
Ainda segundo o boletim, agora são 617.667 pessoas recuperadas, 155.801 casos descartados e 51 amostras em análise. Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem ocupação de 64% dos 193 leitos clínicos e 84% dos 132 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Viagem de avião
Um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19, a aviação executiva tem demonstrado cada vez mais fôlego na retomada econômica ao redor do mundo e a realidade não é diferente no Pará. 3.561.678 passageiros pagantes passaram pelo território paraense em voos comerciais no ano de 2021, um aumento de 36,2% em relação ao ano de 2020. O número de embarques e desembarques no Estado, porém, ainda está 21,7% abaixo do registrado em 2019, antes da crise sanitária que restringiu viagens e voos comerciais.
Capital lidera
Belém foi a cidade com maior movimentação aeroportuária no Pará no ano passado, sendo responsável por 2.681.690 do total de passageiros que passaram pelo Estado, o que equivale a 75,29% de quem voou em 2021. A capital paraense registrou, portanto, um aumento de 33,4% no volume de embarques e desembarques em relação ao ano de 2020. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil.
No interior
Santarém, no oeste paraense, é a segunda cidade mais movimentada da lista, com 418.363 passageiros pagantes em 2021, 36,1% a mais que no ano anterior. A cidade é responsável por 11,75% das movimentações aeroportuárias do Pará. Já o município de Marabá, no sudeste do Pará, aparece em terceiro na lista de maiores movimentação de voos, com um total de 248.956, um total 49,2% maior do que o registrado em 2020 e que corresponde por 6,99% dos voos no Pará. Também no topo da lista estão as cidades de Parauapebas, que com mais de 105 mil passageiros em 2021 somou um crescimento de 74,6% em relação a 2020 e Altamira, com um crescimento de 42,9%.