Novamente bastou um pouco de chuva forte e constante cair em Parauapebas nesta quinta (27) para serem registrados pontos de alagamento na cidade. O maior deles ocorreu na Rodovia PA 275, em frente ao Bairro Tropical, e gerou enxurrada de vídeos publicados em redes sociais e transmitindo a indignação da população.
Dentre as cobranças ao governo municipal, muitos citaram o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), orçado em pelo menos R$ 350 milhões e iniciado em 2020. Dentre as promessas do empreendimento, a mais esperada de ser cumprida é o fim dos alagamentos na cidade, amplamente divulgado pela Prefeitura Municipal, mas não alcançado até o momento.
Leia mais:“É isso aí, galera, projeto do Prosap… esse é o prefeito que eu quero pro meu futuro. Os carros são como as lanchas, as motos são como os jet skis e os pedestres dentro do bueiro. Água por cima da calçada. Parauapebas, onde se faz delivery de jet ski”, afirma de forma bem humorada um cidadão.
Outros autores das imagens criticam abertamente a administração de Darci Lermen: “Como tá a cidade maravilhosa, a capital do minério, que coisa mais bonita, parecendo um mar de água, bonito pra cara do prefeitão, ein?”, diz um. “O cara ficou parado por causa da água que é demais. Essa é a triste realidade de Parauapebas, vai se acabar só em água. Olha aí o projeto da prefeitura, prefeito safado, Secretaria de Obras tudo safado. O cara não consegue mais sair por causa da lama”, afirma outro.
Uma pessoa usou a música de campanha de Darci como trilha sonora para os vídeos que mostram o alagamento. Em cima das imagens consta a legenda: “TBT desta música para ativar sua memória da última eleição em Parauapebas”. TBT significa “throwback thursday”, algo como “quinta-feira para relembrar”, em livre tradução. O termo se popularizou enquanto hashtag no Instagram para marcar publicações de momentos antigos do usuário.
Marcando as contas da Prefeitura Municipal, do secretário especial de Governo Keniston Braga, do secretário de Obras Wanterlor Bandeira e do próprio prefeito, um cidadão lança a dúvida: “É Prosap ou transposição do igarapé?”. Ironicamente, dois dias antes do alagamento Keniston Braga publicou um texto no blog pessoal saudando “de verdade” o Prosap. A usuária do Instagram que definiu a rua que atravessava como “rio de lama” provavelmente discorda desta saudação.
O Correio de Carajás procurou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Parauapebas questionando se há solução prevista para o problema, mas não houve resposta até esta publicação. (Luciana Marschall)