Mais de duas centenas de famílias estão desabrigadas em decorrência da elevação do nível do Rio Tocantins no município de Tucuruí. Os números levaram o prefeito municipal, Alexandre Siqueira, a decretar Situação de Emergência na manhã desta quarta-feira (26). O documento permite a inclusão das famílias no programa Recomeçar, do governo estadual.
Alexandre Siqueira postou cópia do documento em seu perfil em uma rede social. “Decretei Situação de Emergência em virtude das várias famílias desabrigadas em Tucuruí. Estamos disponibilizando toda a assistência necessária nos abrigos montados para receber as famílias, onde temos ainda famílias que estão alojadas em residências de amigos e parentes, e sem contar as inúmeras famílias que ainda continuam morando nas áreas alagadas, sabemos que isso ocorre todos os anos e já nos preparamos com antecedência.”
Leia mais:Ainda segundo o prefeito de Tucuruí, o decreto tem como finalidade que as famílias atingidas pela enchente tenham acesso ao benefício do Programa Recomeçar, do Governo do Estado do Pará.
Nessa terça-feira (25) o nível do Rio Tocantins tevê um recuo, marcando 11,26 metros. Apesar dessa queda, 216 famílias estão em abrigos improvisados. A maioria delas em 7 abrigos construídos pela administração municipal. A cheia tem atingido tanto moradores da zona urbana quanto da zona rural.
A Prefeitura montou uma força tarefa desde o início da cheia para atender aos desabrigados, envolvendo a Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, que está distribuindo cestas básicas, kit de higiene pessoal e todo apoio necessário. (Antonio Barroso)