Você já percebeu que nos últimos tempos se tornou mais comum receber mensagens de texto – o famoso SMS – com nomes de bancos, oferecendo cartões, matrículas e descontos?
É bom ficar esperto. Golpistas estão utilizando esse método para pegar dinheiro das vítimas. O procedimento é simples: eles solicitam alguns dados, e com o envio das informações pela vítima, o golpista pode fazer compras e empréstimos.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Márcio Maio, grande parte das empresas não faz contato com os clientes utilizando esse recurso. “Muito cuidado ao receber um SMS. Meu conselho é que não abram. Mesmo que você tenha uma conta no banco ou na loja, evite abrir. A primeira coisa é ir verificar a procedência da mensagem. Se não for verdadeira, pode fazer um boletim de ocorrência virtual no site da Polícia Civil do Pará”, explica.
Leia mais:Ao Correio de Carajás, o delegado afirma que crimes virtuais têm crescido nos últimos tempos, com tendência de aumentar cada vez mais. “Já ocupa boa parte das nossas ocorrências policiais. Nós estamos lutando para que se estenda a Delegacia de Crimes Cibernéticos para o interior do Estado, ou pelo menos termos equipes que tratem somente disso, já que requer conhecimento especializado sobre o assunto”. (Ana Mangas, com informações de Chagas Filho)