Com o aumento no número de novos casos de covid-19 e síndrome gripal em Parauapebas, a prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), decidiu suspender o início das aulas presenciais no período de 24 de janeiro a 1º de fevereiro.
Já em Marabá, a decisão foi manter o calendário escolar, garantindo o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais, com exceção das que foram atingidas pela enchente.
Marilza Leite, secretária municipal de Educação, esteve na manhã desta segunda-feira (24) na Escola Doralice de Andrade Vieira, no Bairro Belo Horizonte, para recepcionar professores, pais e alunos. “Foram dois anos difíceis. Enquanto vocês não estavam aqui, isso não era uma escola, era apenas um prédio. Hoje, se torna uma escola novamente. Senti que os alunos estão felizes em retornar. A vacina já está sendo ofertada, e é um momento de menos agressividade do vírus. É um momento de confiar que teremos um 2022 melhor”, disse, otimista.
Leia mais:Os professores da rede municipal de ensino de Marabá participaram, na última semana, da Jornada Pedagógica, promovida pela Semed, com o tema “Recomposição das Aprendizagens”, onde também dialogaram sobre a recepção e acolhimento dos estudantes no novo ano letivo.
Questionada sobre o retorno das aulas nas escolas que estão em áreas mais baixas da cidade e que foram atingidas pela enchente, Marilza afirma que já foram realizadas duas reuniões, e que hoje acontecerá mais uma, avaliando a possibilidade de trabalhar com esses estudantes de forma remota.
“O remoto nesse momento não é adequado, o presencial é que vai recompor o que é necessário para os nossos alunos. Mas vamos traçar estratégias, em conjunto, de como vai ser o retorno, já que muitas crianças estão em abrigos”.
Após a visita na Escola Doralice de Andrade, a secretária de educação esteve no Núcleo de Educação Infantil Maria da Conceição, no Bairro Amapá, onde conversou com professores, alunos e a gestão da escola.
A tarde, Marilza fará visita a uma escola da Vila Sororó. “Vários profissionais da SEMED estão participando, também, de recepção aos alunos em diversas escolas da rede municipal”, explica a secretária. (Ana Mangas)