Embora a cheia em Marabá tenha alcançado o seu maior patamar nesta quarta-feira (19/1), com 13,09 metros acima do normal, o mesmo Rio Tocantins começou a registrar recuo acentuado em Imperatriz (MA), hoje. Foram 44 centímetros a menos nas últimas 24 horas, voltando ao nível de 10 metros. Foi a maior baixa já registrada no atual período de cheia naquela cidade, a 344 quilômetros de Marabá.
Este é o terceiro dia consecutivo de baixa na elevação do rio, a estimativa da Defesa Civil é que as águas do rio continuem baixando nos próximos dias.
A notícia traz alívio para as famílias atingidas pela cheia aqui, embora o resultado seja relativo levando em conta que sofremos também o impacto do Rio Araguaia, que desagua no Tocantins alguns quilômetros acima de Marabá, em São João do Araguaia.
Leia mais:De outro lado, o boletim de Vazões e Níveis da Eletronorte, com base no controle de vazão de água no reservatório da Hidrelétrica, também prevê recuo da cheia em Marabá nos próximos três dias. (Da Redação)