Uma escola na Alemanha adotou um robô para alunos que estão doentes conseguirem acompanhar às aulas em casa. O dispositivo é colocado em cima de uma mesa e transmite em tempo real o que está sendo ensinado.
O robô tem câmera e microfone para captar o conteúdo da aula, enquanto o que é dito pelo estudante que está em casa é reproduzido por meio de um alto-falante.
Um dos beneficiados pela iniciativa é Joshua Martinangeli, aluno de 7 anos da escola Pusteblume-Grundschule, em Berlim. A mãe dele, Simone Martinangeli, explicou à agência Reuters que ele não pode comparecer às aulas porque fez uma traqueostomia.
Leia mais:De sua casa, Joshua acompanha as aulas por meio de um tablet, onde pode conversar com sua professora e colegas de sala. No aplicativo instalado no aparelho, também é possível mover a câmera do robô para ver outras coisas em sala de aula.
O aparelho é financiado pelo conselho local do distrito de Marzahn-Hellersdorf, em Berlim. O órgão comprou quatro robôs para as escolas da região e pretende discutir a compra de mais dispositivos em nível estadual.
“O impulso foi a Covid-19, mas acho que esse será o futuro muito além da pandemia”, disse o conselheiro distrital de educação Torsten Kuehne
“De vez em quando, por várias razões, uma criança não pode ir à aula pessoalmente. Então, o avatar pode dar a essa criança a chance de continuar fazendo parte da comunidade escolar”, explicou Kuehne.
(Fonte:G1)