Com a enchente do Rio Tocantins – a maior dos últimos 18 anos – o Lar São Vicente de Paulo, localizado na Folha 6, no Núcleo da Nova Marabá, assim como outros locais da cidade, também foi atingido pela cheia.
Completamente inundadas, as dependências do Lar foram tomadas pela água, tornando o local desolador. Os 18 idosos, todos do sexo masculino, que ali residem, foram retirados e levados para um galpão construído na parte mais alta, na entrada do terreno.
De acordo com Neusa Ventura, presidente do abrigo, com o dinheiro de uma emenda parlamentar, conseguida através da Câmara dos Vereadores de Marabá, foi possível construir o galpão e quatro quartos. “Anos atrás fomos pegos de surpresa com a enchente. Mas agora em 2022 estamos mais tranquilos porque temos esse reforço dos quartos, todos com banheiro, e de uma sala de fisioterapia, que conseguimos construir. Não estamos naquele sufoco, debaixo de uma lona”, conta, relembrando a última enchente que atingiu o local.
A diretora afirma que na última semana, mais precisamente na quarta-feira (12), a mudança para o galpão foi iniciada. A Defesa Civil foi informada e construiu mais uns espaços para abrigar os pertences da Lar.
“Nossos idosos estão bem alojados, e graças a Deus não está faltando nada. A alimentação e material de limpeza estão em dia. Mas com a mudança para o barracão, precisamos fazer ajustes em encanação, parte elétrica, e qualquer quantia em dinheiro que puder ser depositada, vai nos auxiliar”, solicita Neusa, comentando sobre os gastos extras nesse período.
A equipe do Portal Correio de Carajás esteve no Lar São Vicente na manhã desta segunda-feira (17), mas devido a uma ordem judicial do dia 18 de março de 2020, ninguém, além de funcionários, pode entrar no local, por conta da pandemia da covid-19. (Ana Mangas)
COMO AJUDAR
Lar São Vicente de Paulo
PIX – CNPJ: 03.084.716/0001-02