Correio de Carajás

Enchente atinge Zinho Oliveira e Águia ‘voa’ para Parauapebas

Não deu outra: as águas do rio Tocantins avançaram sobre o Estádio Zinho Oliveira e o sonho do Águia de mandar cinco jogos em casa na fase de grupos do Parazão foi literalmente por água abaixo. Agora o time marabaense vai ter que fazer sua estreia contra a Tuna-Luso, dia 27 (às 20h), no Estádio Rosenão, em Parauapebas.

Quem confirmou a mudança de sede foi o presidente do Águia de Marabá Futebol Clube, Sebastião Ferreira Neto, o “Ferreirinha”. Ele disse que já está tudo devidamente acertado com a Liga Esportiva de Parauapebas, a quem pertence o estádio, e que todos os laudos já estão devidamente encaminhados à Federação Paraense de Futebol (FPF). Porém, Ferreirinha vai oficializar a mudança de mando de campo somente na próxima segunda-feira (17), prazo limite previsto pelo Estatuto do Torcedor.

Caso o rio suba mais 10 centímetros, gramado do Zinho vai ser alcançado

Depois da estreia contra a Tuna, o Águia viaja até Bragança, onde faz duas partidas com os times da casa: Bragantino e Caeté, pela ordem, e volta para quatro partidas seguidas como mandante. Se até lá, a enchente der uma trégua, os jogadores do Águia poderão finalmente enfiar os cravos da chuteira no gramado do Zinho Oliveira. Do contrário, o ninho aguiano continuará sendo o Rosenão.

Leia mais:

E a julgar pelas previsões da Eletronorte, essa deve ser mesmo a tendência, pois o rio deve continuar subindo, inclusive a previsão para este domingo (16) é de que o Tocantins atinja a cota de 12,70 metros.

A água chegou pela tubulação de esgoto e atingiu o espaço entre a grade da arquibancada e o gramado do Zinho Oliveira. Mas caso a água suba mais 10 centímetros, inevitavelmente o relvado será atingido.

É pelo esgoto que a água entra na principal praça de esportes de Marabá

Itupiranga

A enchente em Marabá também prejudica os planos do Itupiranga. Como o Estádio Jaime Sena Pimentel não dispõe dos laudos exigidos pela FPF, o time da cidade vizinha também pretende mandar os jogos no Zinho Oliveira, em Marabá, e agora é outro que vai ter que migrar para Parauapebas.

A estreia do Itupiranga será um dia antes do Águia (dia 26) diante do Caeté, também no Estádio Rosenão. Depois a delegação viaja para enfrentar o Independente, em Tucuruí; volta a Parauapebas, onde encara o Remo, viaja à “Cidade Modelo”, pra jogar contra o Castanhal; joga contra o Águia, novamente em Parauapebas; vai a Belém enfrentar o Paysandu; volta a Parauapebas pra jogar contra o Paragominas; e encerra sua participação na fase de grupos em Santarém contra o Amazônia.

(Chagas Filho)